Caiado diz que União Brasil é 3º maior partido do País e deve ter candidato ao Planalto em 2026
"Se não estiver pretendendo disputar uma eleição majoritária, não é partido." Governador de Goiás afirma que, tendo a confiança da legenda, pode disputar
Em entrevista ao Correio Braziliense, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) afirmou que o União Brasil é o terceiro maior partido do País e que deve ter candidato ao Planalto, em 2026. “Entendo que o terceiro maior partido, se não estiver pretendendo disputar uma eleição majoritária, não é partido.”
Segundo ele, é preciso ter um projeto de poder. “Quem não disputa, não tem torcida. É lógico que não se tem uma candidatura… Quando meu nome é citado, fico honrado… Jamais me omiti de dizer que vou trabalhar e, tendo a confiança do partido, construindo alianças, posso disputar. Mas tem vários colegas que também podem. Mas o partido não pode se omitir”, reforça.
Apesar da fala, Caiado também deixou claro que, neste momento, o importante é focar nas eleições municipais do ano que vem. “O grande desafio nosso é 2024, quantas prefeituras fazer, quais priorizaremos… E, a partir daí, passa a desenhar 2026.”
Vale citar, o governador de Goiás é visto como pré-candidato à presidência da República. No fim de outubro ele chegou a dizer que gostaria de ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer.
Em Goiânia, o governador tem evitado antecipar apoios. Brigam pela preferência o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (União Brasil), e o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot.