NOVO DECRETO

Caiado e Iris apresentam medidas de flexibilização nesta segunda

Na terça-feira (14), termina o período de fechamento do decreto estadual de quarentena intermitente 14 x 14

Caiado visita Iris em SP e diz que ex-prefeito já faz planos de voltar (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) vão anunciar às 9 horas desta segunda-feira (13), no Palácio das Esmeraldas, as medidas que estarão em novo decreto elaborado em conjunto por equipes do Estado e do Município que autoriza a retomada de uma série de atividades econômicas. Na terça-feira (14), termina o período de fechamento do decreto estadual de quarentena intermitente 14 x 14, acatado pela Prefeitura de Goiânia.

O governo avaliou que para assegurar a saúde de profissionais, colaboradores e clientes, os comerciantes vão cumprir uma série de protocolos sanitários, e que durante os próximos 14 dias, o reflexo do funcionamento das atividades na saúde da população. A intenção é de monitorar os efeitos da flexibilização e, se for preciso, o protocolo poderá ser revisto.

“O diálogo é fundamental para termos o menor impacto possível, tanto no que diz respeito à vida, como na economia”, disse Caiado. “Vamos fazer reuniões periódicas com empresários e comerciantes, realizando ajustes de acordo com a evolução de casos de Covid-19 no Estado. Esse é o nosso papel: ouvir a população para que, juntos, superemos esse momento tão crítico para todos nós”, destacou o governador.

Goiás, sete estados e o Distrito Federal apresentam uma tendência de alta nos números diários de mortes registradas pelo novo coronavírus na última quinzena. Goiás tem 36 mil 541 casos, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados neste domingo (12). Ainda assim, a expectativa é de que o novo decreto contenha a maior flexibilização do comércio da capital desde o início da pandemia em Goiás, ocorrido em meados de março.

Além da autorização para reabertura de lojas, shoppings, e estabelecimentos da Região da Rua 44, a lista das liberações incluirá restaurantes, bares, academias e eventos esportivos com portões fechados para o público. Atividades que estavam até então proibidas por conta da pandemia de coronavírus.

No caso das academias, restaurantes e bares as atividades estão suspensas por mais de 120 dias, desde o início da pandemia. Haverá regras específicas nestes locais. Nas academias, deve haver uma limitação por pessoas no ambiente para evitar contaminações. O protocolo deve conter orientações como uso de toalha individual, cabelos presos, entre outras medidas.

Já nos bares e restaurantes, deverá se manter a distância de, no mínimo, 2 metros entre as mesas. A capacidade de atendimento deve ser reduzida para 50%. É recomendável dar preferência para atendimento à la carte, mas, se utilizar o atendimento tipo self service).

Além da atividade programada para às 9 horas no Palácio das Esmeraldas, o prefeito Iris Rezende assinará o decreto municipal de reabertura do comércio e serviços, às 11 horas, no sexto andar do Paço Municipal.  Foi informado pela prefeitura, que após o pronunciamento do prefeito, os secretários Fátima Mrué (Saúde), Walison Moreira (Sedetec) e Zilma Percusor (Seplanh) ficarão à disposição para detalhar pontos da aplicação do decreto em Goiânia.

Vapt Vupt

As agências da capital e do interior do Vapt Vupt retornarão os atendimentos presenciais a partir da próxima terça-feira (14). Apesar disso, os atendimentos serão organizados por agendamento online e serão priorizados os usuários que teriam serviços agendados antes do decreto intermitente.