Caiado e Rogério Cruz se reúnem para discutir mudanças no Eixo Anhanguera
Governo estadual avalia a necessidade de avançar para a privatização da Metrobus, empresa que explora a via
O Governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) se reuniram na tarde de quarta-feira (14) para retorno das discussões sobre o Eixo Anhanguera. Embora com poucos avanços, a pauta girou em torno da devolução da concessão para a capital.
Além disso, o governo estadual avalia a necessidade de avançar para a privatização da Metrobus, empresa que explora o Eixo Anhanguera. Em 2019, Caiado e o então prefeito Iris Rezende (MDB) chegaram a anunciar avanço no processo de privatização da empresa.
Na ocasião, o governador Caiado afirmou que o Estado não precisa se envolver com melhorias nos ônibus. “Não tem como o governo arcar com as melhorias no transporte coletivo e custos, como troca de motor, câmbio, pneu e de ônibus”. E que é possível observar a redução de usuários do Eixo, pois a qualidade do transporte está “deixando a desejar”.
Em agosto do ano passado, a prefeitura de Goiânia e a Metrobus assinaram um Termo de Cooperação para manutenção emergencial e paliativa da pavimentação asfáltica do corredor de ônibus da Avenida Anhanguera.
Em março, a prefeitura chegou a apresentar cronograma para recapeamento, com prazo para licitação do projeto para junho com previsão de encerramento para novembro deste ano. A reforma completa deve ficar pronta somente no final de 2023.
Prioridade
O embarque prioritário também foi tema da reunião desta quarta-feira. Os gestores aventaram a possibilidade dar fim à medida, que foi adotada ainda em março na tentativa de evitar aglomerações nos pontos de ônibus e terminais. Hoje somente trabalhadores cadastrados podem usar o sistema no horário de pico, das 6h às 7h30 e das 16h45 às 18h15.