Ex-assessor de Maguito assume presidência da CMTC
Ele assume a cadeira ocupada por Tarcísio Abreu
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) está de novo presidente. Indicado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-assessor de Maguito Vilela, administrador de empresas e ex-diretor de operações da própria CMTC Murilo Ulhôa retorna ao cargo que já ocupou, em 2015. Desde 2022, com a nova legislação remodelando o organograma do transporte coletivo na região metropolitana, a indicação para o posto passou a mudar.
Agora, cada mandato tem duração de dois anos e os nomes que comandam o órgão são indicados alternadamente pelo Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Aparecida de Goiânia e Prefeitura de Senador Canedo. Tarcísio Abreu, que ficou três anos e meio à frente do cargo, se despediu na semana passada e era indicado pelo prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).
De acordo com o rodízio, o próximo a indicar daqui dois anos é a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Caiado já havia definido pelo nome de Murilo há pelo menos dois meses. De perfil técnico, ele é bem avaliado pelo setor de transportes e mobilidade. Por já ter ocupado diversas diretorias na CMTC, além da própria presidência, muitos consideravam seu nome “natural” para continuar conduzindo o órgão.
Como missão, ele terá pela frente continuar o processo de reformulação do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, iniciado no final de 2022, após um projeto de lei, de autoria da Governadoria, ter sido aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Com a nova legislação, a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), foi remodelada e novos produtos foram disponibilizados ao passageiro, além do congelamento da tarifa que deverá ser mantida para 2025 a R$ 4,30.