Caiado retorna a Goiás após 30 dias da cirurgia cardíaca realizada em SP
Governador deve despachar da fazenda que possui no município de Americano do Brasil, a cerca de 100 km de Goiânia.
O governador Ronaldo Caiado (UB) voltou a Goiás na tarde de segunda-feira (2), após quase um mês em São Paulo. Ele se recupera de uma cirurgia no coração e ainda deve permanecer em “repouso relativo”, recomendado pela médica Ludhmila Hajjar, que acompanha o estado de saúde do gestor.
Caiado deve se estabelecer na fazenda que tem em Americano do Brasil, a cerca de 100 km de Goiânia, onde deve receber auxiliares mais próximos e despachar como Chefe do Executivo. O governador despacha desde pelo menos a semana passada, através do telefone.
A ideia é que, na fazenda, ele fique em relativo isolamento, mas consiga receber secretários e aliados mais próximos sem aglomerações, o que aumentaria o risco de contaminação por Covid-19, por exemplo.
A recomendação médica é de que Caiado permaneça em repouso até, pelo menos, dia 23 de janeiro.
Posse
Caiado tomou posse através de videoconferência no último domingo (2). Mesmo em recuperação, o governador discursou por cerca de 1h30 durante o evento.
Cirurgia
O governador Ronaldo Caiado foi internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 2022 para realização de uma cirurgia de revascularização do miocárdio, conhecida como ponte de safena.
Na ocasião, os médicos constataram que a situação de saúde poderia levar a um infarto fulminante. A cirurgia foi considerada bem sucedida, embora necessite de recuperação cuidadosa.
Histórico
Em 2019, o governador foi internado por complicações no coração e teve um stent implantado na artéria. A nova internação acontece após ele sentir palpitações por cinco dias.