Goiás

Caiado sanciona data-base do funcionalismo público estadual e novo piso salarial dos professores

Projetos foram aprovados pela Assembleia Legislativa

Os servidores públicos do governo de Goiás vão receber os salários do mês de maio com reposição da primeira parcela da data-base. Nesta quinta-feira (25), o governador Ronaldo Caiado sancionou as leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, beneficiando o funcionalismo público estadual, e os professores da rede pública estadual, com o piso salarial nacional. “Estamos repondo o salário dos servidores na ativa e dos aposentados”, explicou Caiado. A oposição reclamou e pediu um reajuste real nos salários.

A reposição será de 5,93%, dividida em duas parcelas iguais de 2,92%, uma em maio e a segunda em outubro de 2023. A medida atinge cerca de 80 mil servidores.

A adequação dos vencimentos dos professores da rede pública estadual ao novo piso salarial nacional que é de R$ 4.420,55 contempla 54 mil servidores da ativa, efetivos e em contrato temporário, aposentados e pensionistas, fortalecendo a política de valorização dos profissionais da Educação. Para os professores que têm salário base menor do que o novo piso nacional o aumento pode chegar a até 14,95%, correspondendo ao reajuste do piso nacional de 2023 em relação a 2022.