Caiado tem 37% das intenções de voto, seguido por Marconi, 14,1%, e Mendanha, 13% – aponta Serpes
Governador também lidera pesquisa espontânea. Nesse quadro, Mendanha supera Marconi na opinião do eleitor goiano
Pesquisa Serpes aponta o governador Ronaldo Caiado (DEM) na liderança das intenções de votos para a eleição de 2022 em Goiás. O líder do Executivo desponta com 37,1% na preferência do eleitor goiano, enquanto o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), 14,1%, aparece ao lado de Gustavo Mendanha (sem partido), 13%.
A pesquisa estimulada, ou seja aquela em que o entrevistador dá os nomes dos candidatos, mostra que o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) tem 2,6% da preferência do eleitor. Enquanto Jânio Darrot (Patriota) aparece com 1,4% e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Volmir Amado (PT), tem 0,4%.
Outros 10% dos eleitores anulariam o voto e 21,5% não decidiram.
Esta é a primeira pesquisa realizada em 2022 e foi contratada pela Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) com coleta de informações entre os 21 e 24 de janeiro. Os pesquisadores ouviram 801 eleitores goianos. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é 95%. O certame foi registrado sob o protocolo GO-08447/2022 no TRE e BR-1840/2022 no TSE.
Interessante notar que a pesquisa reflete o momento em que Gustavo Mendanha ainda está em fase de definição de sua candidatura. Enquanto Marconi Perillo ressurge como uma possibilidade viável, embora com maior rejeição (Veja abaixo).
Serpes: pesquisa espontânea também aponta Caiado à frente de Marconi e Mendanha
A pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que o entrevistado não mostra os nomes dos candidatos, aponta Caiado em primeiro, com 13,1%, enquanto Gustavo Mendanha é o segundo com 3,2%. Já Marconi Perillo tem 2%.
Essa modalidade ainda mostra que a maioria do eleitor ainda não tem decisão: 74,9% não sabem em que irão votar. Outros 6% disseram que anulariam o voto.
Jânio Darrot e Vitor Hugo têm 0,2%, junto com Vanderlan Cardoso (PSD), que não se coloca como pré-candidato.
Marconi e Caiado lideram índices de rejeição
Quando perguntados em que não votariam, 25,3% dos eleitores disseram rejeitar Marconi Perillo, enquanto caiado ficou com 19,5%. Já Vitor Hugo aparece como o terceiro mais rejeitado, com 6,9%; seguido de Gustavo Mendanha (4,7%) e Wolmir (4,2%).
Outros 49,1% dizem não rejeitar nenhum e 6,7% não tiveram opinião.