Caiado vai para Israel a convite de Netanyahu
Ida ocorre em momento de tensão entre Netanyahu e Lula
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) aceitou convite para viajar a Israel no próximo dia 18, a convite do governo de Benjamin Netanyahu. A informação foi confirmada ao Mais Goiás pela assessoria do gestor.
A viagem, inclusive, ocorre em momento de tensão entre Netanyahu e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista disse, várias vezes, que o governo israelense promove genocídio de crianças e mulheres na Faixa de Gaza.
Israel passou a bombardear Gaza depois de um atentado do grupo terrorista Hamas, que matou cerca de 1,5 mil israelenses. Estima-se que o número de palestinos mortos no conflito chegue a 30 mil.
Vale citar, Caiado é pré-candidato à presidência em 2026. O governador deve polarizar com o atual presidente. Ele, inclusive, já fez críticas sobre a declarações do chefe do Executivo nacional.
Além de Caiado
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também fará a viagem, conforme informações da Folha. Foram convidados, ainda, os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que ainda não confirmou; e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que recusou o convite.
Também foi chamado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas ele depende de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), pois entregou o passaporte para a Polícia Federal após operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder.