Calendário cultural de Goiânia conta com 600 ações gratuitas em 2024
Calendário cultural de Goiânia conta com 600 ações gratuitas em 2024
A área cultural ganhou prioridade na atual gestão da Prefeitura de Goiânia e o número de eventos gratuitos pela cidade cresceu. Em 2024, a administração do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) continua apostando que a aproximação com a população por meio das ações culturais é essencial tanto para o fortalecimento social da cidade, como para a valorização dos artistas locais, prioridade dos projetos. Seguindo essa linha, nesta terça-feira (6), às 10h30, no Memorial Iris Rezende Machado, a Casa de Vidro, a Prefeitura lança o Calendário Cultural 2024.
Segundo o planejamento, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) programa um grande salto no número de atividades culturais para esse ano. Isso porque, segundo o balanço de toda a gestão Rogério Cruz, foram realizadas 851 ações promovidas pelo Paço Municipal em cem eventos. Para este ano, estão previstas 600 ações em 50 eventos. Vale lembrar a ampla agenda cultural que a Prefeitura promoveu durante o último aniversário de Goiânia, quando a Capital comemorou 90 anos com 90 ações espalhadas por toda a cidade. Na oportunidade, foram realizados tanto shows nacionais, como Leonardo, Ira!, Guilherme Santiago e Jiraya Uai, como apresentações com artistas locais, garantido espaço aos goianienses que se dedicam à arte.
Para 2024, a Prefeitura não só vai manter projetos que já são marcos culturais da cidade, como, por exemplo, o Grande Arraial de Goiânia, Chorinho, Festival Goiânia Canto de Ouro, Festival Goiânia em Cena, Prêmio Buritis, Goiânia de Todas as Cores, OficinTeatro, Goiânia ArtDoor, Tributos da Estação e Goiânia Homenageia Grandes Nomes, como abrirá espaço para novas atrações como Domingo tem Teatro, Oriente em Cena, Baile da Codorna, Sexta Sertaneja, Semana do Hip Hop, Cultura Gyn Flash Back, Mostra Individual e Coletiva de Goiânia e Bloquinho Valhalla.
Vale lembrar que as ações da Orquestra Sinfônica de Goiânia, do Museu de Arte de Goiânia, Museu Frei Confaloni e do Centro Livre de Artes, além das Conferências Municipais de Cultura e Bolsa Hugo de Carvalho Ramos também integram o Calendário Cultural 2024 e ocorrem durante todo o ano.