DESVIOS

Câmara aprova pedido de deputado goiano e vai discutir fraude no Farmácia Popular

Reportagem do Fantástico mostrou esquema de fraude milionária com dinheiro público a partir de esquema com remédios da Farmá

Farmácia Popular (Foto: Reprodução)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) para a realização de audiência para apurar supostos desvios de dinheiro público do Programa Farmácia Popular, do governo federal.

O caso veio à tona no dia 15 de maio após uma reportagem exibida pelo Fantástico que mostrou fraude milionária com dinheiro público a partir de um esquema com remédios que deveriam ser fornecidos pela Farmácia Popular.

A reportagem mostrou que há casos de receitas arquivadas em nome de pessoas que já morreram, médicos que não reconhecem a assinatura nas receitas, lançamentos fraudulentos e até retiradas informadas no aplicativo do Conecte SUS de remédios para cidadãos que nem fizeram a solicitação.

“É dinheiro público indo para o ralo da corrupção. Enquanto isso, centenas de pacientes ficam desassistidos. Toda essa situação precisa ser investigada e os responsáveis punidos”, afirma o deputado.

A audiência deverá ter participação de representante do Ministério da Saúde; do Tribunal de Contas da União; da Procuradoria da República; do Conselho Federal de Farmácia; da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; do Sindicato Nacional dos Auditores do SUS e do delegado responsável pelo caso na Polícia Federal, Franklin Medeiros.

Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular oferece remédios para doenças como hipertensão, asma, diabetes e colesterol alto. Na maioria dos casos, sem custo nenhum ou com descontos que chegam a 90%. Em 2021, o Ministério da Saúde pagou R$ 2,5 bilhões para mais de 30 mil farmácias credenciadas no país.