CONGRESSO

Câmara aprova requerimento para debater Barbie trans

"Incorre num liberalismo teratológico que servirá para confundir as crianças", diz deputado autor do pedido

Câmara aprova requerimento para debater Barbie trans (Foto: Divulgação - Mattel)

A Câmara Federal aprovou, nesta tarde de quarta-feira (1º), um pedido para debater a versão da boneca Barbie que homenageia a atriz transexual americana Laverne Cox. Ela tem órgão genital masculino.

O pedido foi feito na Comissão de Seguridade Social e Família pelo vice-líder do governo na Casa, Otoni de Paula (MDB-RJ). Na demanda, o parlamentar pede para ouvir representante da fabricante do brinquedo no Brasil e um do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Otoni é pastor evangélico e da base do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No requerimento, protocolado em 31 de maio, o congressista afirma que “a boneca Barbie com órgão reprodutor masculino, lançada recentemente nos EUA e com previsão comercial no Brasil no próximo mês, incorre num liberalismo teratológico que servirá para confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino, pois mulheres e homens são diferenciados pela própria natureza”.

De acordo com ele, a fabricante “afronta a realidade” e cria “um cenário agressivo às meninas que querem brincar com uma boneca-menina. Que querem apenas ser criança”.

Ainda segundo ele, “o aspecto trans é uma opção tardia, feita geralmente na fase adulta”. Desta forma, Otoni argumenta que não é necessário expor as crianças a esta experiência.

Confira o requerimento AQUI.