Câmara aprova requerimento para debater Barbie trans
A Câmara Federal aprovou, nesta tarde de quarta-feira (1º), um pedido para debater a versão…
A Câmara Federal aprovou, nesta tarde de quarta-feira (1º), um pedido para debater a versão da boneca Barbie que homenageia a atriz transexual americana Laverne Cox. Ela tem órgão genital masculino.
O pedido foi feito na Comissão de Seguridade Social e Família pelo vice-líder do governo na Casa, Otoni de Paula (MDB-RJ). Na demanda, o parlamentar pede para ouvir representante da fabricante do brinquedo no Brasil e um do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Otoni é pastor evangélico e da base do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No requerimento, protocolado em 31 de maio, o congressista afirma que “a boneca Barbie com órgão reprodutor masculino, lançada recentemente nos EUA e com previsão comercial no Brasil no próximo mês, incorre num liberalismo teratológico que servirá para confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino, pois mulheres e homens são diferenciados pela própria natureza”.
De acordo com ele, a fabricante “afronta a realidade” e cria “um cenário agressivo às meninas que querem brincar com uma boneca-menina. Que querem apenas ser criança”.
Ainda segundo ele, “o aspecto trans é uma opção tardia, feita geralmente na fase adulta”. Desta forma, Otoni argumenta que não é necessário expor as crianças a esta experiência.
Confira o requerimento AQUI.