LEGISLATIVO

Câmara de Goiânia recebe projeto que incentiva carros elétricos

Texto prevê a estímulos ao uso destes veículos com geração de créditos do IPVA em descontos no IPTU

Câmara de Goiânia recebe projeto que incentiva veículos elétricos
Câmara de Goiânia recebe projeto que incentiva veículos elétricos (Foto: Pixabay)

Tramita na Câmara de Goiânia um projeto de lei que incentiva o uso de carros elétricos, híbridos ou movidos por hidrogênio. O texto prevê a estímulos ao uso destes veículos com geração de créditos do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Proposto pelo vereador Lucas Kitão (PSD) nesta quinta-feira (11), o texto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa antes de ir à plenário para duas votações. Caso aprovado, ainda depende de sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Lucas afirma que a lei incentiva o mercado de veículos de energia sustentável, pois tratam-se de créditos correspondentes à quota-parte do IPVA. Estes, segundo o parlamentar, serão transferidos ao município como um benefício ao contribuinte nos cinco primeiros anos da tributação incidente.

Assim, a cidade poderá conceder aos proprietários de carros elétricos e afins um crédito, conforme critério do órgão competente. Ele poderá servir como descontos no pagamento do IPTU sobre o imóvel de propriedade do cidadão.

“É uma medida que é mais do que simbólica. Ela evidencia Goiânia como uma cidade verde e amplia o atrativo da aquisição desses tipos de veículos, que são sustentáveis e oferecem segurança, um custo mais baixo e mais tecnologia”, justifica o vereador.