Legislativo goianiense

Câmara deve votar em breve autorização para cães e gatos frequentarem repartições públicas

"Acredito que a tramitação será rápida. Os vereadores são muito unidos em causas animais", disse otimista a propositora do projeto, Tatiana Lemos

Cachorro da raça mastim inglês abandonado na Rússia

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) está otimista em relação à tramitação de um Projeto de Lei apresentado por ela na Câmara Municipal de Goiânia, na última terça-feira, 24. Trata-se de matéria que autoriza que animais domésticos entrem e permaneçam em repartições públicas de Goiânia.

“Acredito que a tramitação será rápida. Os vereadores são muito unidos em causas animais”, declarou otimista a parlamentar municipal.

Vale destacar que o projeto se refere de forma específica a cães e gatos. Além da permissão, haverá, também, algumas obrigações para os donos dos bichinhos, que incluem o uso obrigatório de coleira e guia, além da responsabilidade sobre as condições de higiene e alimentação. Também será obrigatório que os proprietários tenham mais de 18 anos e força física suficiente para conter qualquer movimento do pet.

A parlamentar também falou sobre a inspiração para o programa. “Um dos meus assessores, que é apaixonado por um cachorro, quis trazer o bichinho para a Câmara, mas sem uma lei seria complicado. Aí vejo nossa gatinha na Câmara, a Diva, que sempre que está presente coloca qualquer diferença política de lado. Vi como uma oportunidade de trazer mais paz e sensibilidade para ambientes tão burocráticos.”

Por fim, ela explicitou que caberá a cada órgão estabelecer as regras para entrada dos animais, bem como sanções para desobediências. “Mas nossa intenção é criar um ambiente de bom senso e educação”, finalizou.