LEGISLATIVO

Câmara de Goiânia cancela sessão pós-Carnaval para fazer manutenção de sistema

Justificativa é a necessidade de ajustes de funcionamento do Sistema Unificado de Administração Pública

Câmara Municipal 'estica feriado' para atualizar sistema e não realiza sessão nesta quinta
Câmara Municipal 'estica feriado' para atualizar sistema e não realiza sessão nesta quinta (Foto: TV Câmara - Divulgação)

A Câmara Municipal de Goiânia não realizou sessão nesta quinta-feira (3) pós-feriado prolongado de Carnaval. A Mesa Diretora “esticou” o recesso dos vereadores sob alegação de que é preciso fazer ajustes no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), que completa nesta data 30 dias de implantação.

Segundo diz nota da Casa, as adaptações serão concluídas até o final da tarde de sexta-feira (4), sem prejuízo das atividades administrativas e de atendimento ao público. As sessões plenárias serão retomadas na terça-feira, 8 de março.

O Suap, criado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e cedido gratuitamente à Casa, entrou em operação em 1.º de fevereiro, quando substituiu o Sistema de Informações do Legislativo (SIL).

A Câmara explica que, com a adoção do Suap, todos os processos administrativos (atos e documentos da gestão) e legislativos (propostas de projetos de lei) passaram a tramitar eletronicamente, da protocolização (criação) à conclusão (arquivo).

Sessões tensas na Câmara Municipal de Goiânia

As últimas sessões na Câmara Municipal foram tumultuadas, em função da presença e reclamação de contribuintes contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Como o reajuste foi instituido a partir de revisão do Código Tributário aprovado na casa no final do ano passado, a cobrança da população refletiu-se sobre os vereadores.

Também contribuiu para acalorar os ânimos na Casa a presença em plenário, na semana passada, do presidente da Câmara de Aparecida, André Fortaleza (MDB). André envolveu-se em recentes polêmicas relacionadas à participação de mulheres na política.