NÚMEROS

Candidatas às prefeituras de Goiás representam 17,3% dos registros de candidaturas

Em 2020, foram 33 prefeitas eleitas nos 246 municípios do Estado

Dos 616 candidatos à prefeitura aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), 107 são mulheres. Em relação às que buscam uma cadeira na Câmara, são mais de 6,7 mil das 17,7 mil candidaturas.

Ainda sobre o executivo, as mulheres representam 17,3% do total de candidaturas. Acerca da Câmara, a porcentagem é de pouco mais de 37%.

De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), as mulheres em Goiás representam mais da metade da população. São 50,9% contra 49,1% dos homens. Ainda assim, elas são minorias na disputa.

Em Goiânia, dos sete postulantes ao cargo de prefeito, apenas uma mulher concorre. Trata-se da deputada federal Adriana Accorsi (PT).

Por outro lado, quatro candidatos possuem vices mulheres. São eles: Sandro Mabel (União Brasil), com Coronel Cláudia (Avante); Matheus Ribeiro (PSDB), com Professora Bartira (PSDB); Professor Pantaleão, com Luciana Amorim (Unidade Popular); e Vanderlan Cardoso (PSD), com Sucena Hummel (PSD) – que substituiu Dr. Paulo Daher (PP) por questões judiciais.

Em 2020, foram 33 prefeitas eleitas nos 246 municípios do Estado. O número representa 13,4%. O avanço ou não deste número poderá ser conferido após o dia 6 de outubro, data do primeiro turno, ou 27 do mesmo mês, quando ocorre a segunda etapa do pleito.

LEIA MAIS:

Justiça eleitoral reprova mais de mil candidaturas em Goiás