ELEIÇÕES 2024

Candidato a prefeito de Chapadão do Céu conquista vitória expressiva e chega a 95,75% dos votos 

É a maior votação proporcional do estado de Goiás registrada nas eleições 2024

Com o término do primeiro turno das eleições em 2024, neste domingo (6), o pequeno município de Chapadão do Céu registrou a maior votação proporcional entre os municípios goianos com dois ou mais candidatos: o atual vice-prefeito Vinicius Terin (MDB) foi eleito com 95,75% dos votos válidos, com 6.491 cidadãos confiando em sua gestão. Seu principal adversário, Pires (PV), ficou com apenas 4,25% dos votos, somando 288 eleitores.

O levantamento feito pelo Mais Goiás desconsidera os 20 municípios em que os prefeitos disputaram a eleição com candidatura única, sem adversários. É o caso de Hidrolândia com o atual gestor José Délio (UB), tendo tido 91,76% dos eleitores que compareceram às urnas. Contudo, ele caminhou sem oposição em toda a campanha e teve 100% dos votos válidos.

Terin enfrentou Pires, candidato que foi lançado pelo PV, um dos partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança, que também conta com o PT e o PCdoB. Houve alta adesão dos eleitores do município no pleito e apenas 2,59% anularam seus votos com 1,82% votando branco ou nulo.

Em Itaberaí, a atual prefeita Rita de Cássia também atingiu uma votação expressiva. Foi uma avassaladora vitória com 95,04% dos votos válidos contra 4,96% do candidato do PT na disputa, Pedro da Agrodan. Nenhum outro candidato, contudo, bateu o recorde do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), que, em 2020, conquistou a incrível marca de 98% dos votos válidos.