ELEIÇÕES | GOIANÉSIA

Candidato do prefeito Renato supera aliança MDB-PSDB em Goianésia

Candidato Leozão do Renatão venceu o advogado Pedro Gonçalves

Leozão do Renatão é eleito prefeito de Goianésia

A eleição para prefeito de Goianésia foi uma guerra de narrativas em que o atual prefeito, Renato de Castro, embora não esteja na disputa, foi personagem central – e vencedor. O candidato por ele apoiado, Leozão do Renatão (DEM), está virtualmente eleito em uma disputa acirrada com o advogado Pedro Gonçalves (MDB). Com 91,72% das urnas apuradas, Leozão tinha 44.99% dos votos válidos e Pedro 42,88%.  

Renato vendeu para o eleitorado a tese de que foi impedido pelo seu partido, o MDB, de concorrer à reeleição. Apresentou-se como vítima do grupo do presidente regional do MDB, Daniel Vilela, que teria se vingado do apoio de Renato a Caiado, em 2018, lançando a candidatura de Pedro. É claro que este não foi o único fator que contou para vitória do DEM, mas pesou. 

Goianésia foi o ensaio para aproximação entre MDB e PSDB que acontece em âmbito estadual. Goianésia sedia um dos mais tradicionais grupos do PSDB goiano, do qual faz parte a família Lage. Os dois partidos sempre foram rivais no município e o relacionamento neste ano foi bom, embora não tenha resultado em vitória. Comenta-se que a aproximação foi tão boa que Otávio Lage Filho pode compor chapa com o MDB em 2022.