ELEIÇÃO NO INTERIOR

Candidato do PT e Leonardo Menezes lideram rejeição em Goianésia, aponta Goiás Pesquisas/ Mais Goiás

Petista lidera índices com 32,84% do eleitores rejeitando seu nome

Empresário Carlos Alberto Silva lidera rejeição seguido por Leonardo Menezes (Foto: Divulgação)

O empresário Carlos Alberto Silva (PT) lidera o índice de rejeição na disputa a Prefeitura de Goianésia com 32,84% dos eleitores afirmando que “jamais votariam no candidato” e o atual prefeito do município, Leonardo Menezes (PL), aparece em segundo lugar com 21,39% do percentual. Os números são da Goiás Pesquisas, feito sob encomenda pelo portal Mais Goiás e divulgados neste sábado (5).

21,89% dos eleitores afirmam que não rejeitam nenhum dos nomes enquanto 2,39% dos entrevistados rejeitam todos os nomes. 8,71% não souberam responder. Nomes como o deputado estadual Renato de Castro (UB) e Henrique Vilela (Novo) possuem baixo índice de rejeição com 7,46% e 5,22%, respectivamente.

Renato de Castro e Leonardo Menezes travam uma batalha familiar na eleição deste ano. Ambos são primos e até metade do mandato eram aliados, mas romperam por divergências na condução do município. Com a ruptura, o deputado estadual decidiu lançar seu nome para retornar ao cargo, onde foi duas vezes prefeito, se saindo vitorioso em 2012 e 2016. Leonardo Menezes, inclusive, venceu as eleições em 2020 com o nome “Leozão do Renatão”, na urna.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas realizou 402 entrevistas com eleitores de Goianésia no dia 27 de setembro de 2024. A margem de erro máxima estimada é de 4,87 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), sob o protocolo GO-05855/2024.

As entrevistas foram conduzidas face a face em domicílios particulares permanentemente ocupados, conforme definido pelo IBGE, e em pontos de fluxo, utilizando amostragem aleatória simples sem reposição. A pesquisa abrangeu 19 bairros de Goianésia, sendo ponderada com base em variáveis de sexo, idade, nível econômico e grau de instrução, conforme os dados do TSE de agosto de 2024, que indicam que a população de Goianésia é composta por 52,49% de mulheres e 47,51% de homens.