Candidatos de Caiado ao Senado estão em uma disputa fratricida
Núcleo político de Caiado avalia que a campanha de ataques entre os candidatos prejudica a campanha do governador
Se por um lado as candidaturas avulsas ao Senado redimiram o governador Ronaldo Caiado (UB) de escolher um único aliado para ser seu nome na disputa eleitoral, por outro lado ele não tem conseguido controlar os ataques fervorosos entre os candidatos de sua base, principalmente entre os mais viscerais, o deputado Delegado Waldir (UB) e o presidente do PP goiano, Alexandre Baldy. Durante sabatina na TV Record, nesta terça-feira (6), Waldir respondeu a uma pergunta do pepista que questionava o fato dele ter feito críticas a Caiado e hoje ser aliado do governador. Waldir elevou o tom na resposta e afirmou que o cidadão não quer “corrupto” e “preso pela Polícia Federal”, em referência à prisão do pepista em 2020 durante a Operação Dardanários. Baldy, por sua vez, também não tem poupado críticas a Waldir, que ainda segue em segundo lugar nas pesquisas, perdendo apenas em intenção de votos para o candidato do PSDB, Marconi Perillo.
Avaliação
O núcleo político de Caiado avalia que a campanha de ataques entre os candidatos prejudica a campanha do governador. Nos últimos dias, ele tem demonstrado chateação com o fato a pessoas próximas.
Mirando fora da base
Baldy afirmou, durante uma entrevista, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria dito a ele que pode apoiar um nome de outro partido na disputa ao Senado. A afirmação causou um mal estar com o candidato de Bolsonaro ao Senado em Goiás, Wilder Morais (PL).
Os bolsonaristas
A afirmação de Baldy foi recebida como “descabida” pelo PL goiano. Desde o anúncio dos seus candidatos no Estado, Major Vitor Hugo e Wilder, o presidente tem trabalhado para colar sua imagem aos dois.
O escolhido
O senador Vanderlan Cardoso escolheu o presidente da Câmara de Senador Canedo, o vereador Carpegiane Silvestre (Patriota), para apoiar como candidato a deputado federal na cidade. Vanderlan participou do lançamento da candidatura de Carpegiane, que ocorreu na cidade. O candidato a vice de Gustavo Mendanha, Heuler Cruvinel, também esteve presente.