Os candidatos a prefeito de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSB), Delegado Waldir (PR), Adriana Accorsi (PT), Djalma Araújo (Rede), Flávio Sofiati (PSOL) e o concorrente a vice-prefeito na chapa de Francisco Júnior (PSD), o Coronel Pacheco (PTB) participaram do Fórum Ensino e Educação na noite de quinta-feira (22) no auditório da Faculdade Sul-Americana (Fasam). Todos eles menos o peemedebista Iris Rezende, que pela sétima vez não foi a um debate.
Em sabatina com cara de debate, os prefeitáveis e o candidato a vice-prefeito apresentaram suas propostas para a educação a alunos, profissionais da área e a comunidade da região Sudeste da capital. Entre os projetos estão mais escolas de tempo integral, contratar professores, melhorias salariais e de infraestrutura dos colégios em funcionamento.
Para o diretor de pós-graduação da Fasam Iury Castro, é preciso prestar atenção na política do fim da reprovação na educação básica nas escolas públicas, que aumentou as falhas no processo de aprendizagem. Iury afirma que os reflexos dessa medida se dá em toda a vida escolar do aluno, até na tentativa de manter esse estudante com bons resultados no ensino superior.
“A Fasam acredita que trazer um debate sobre educação para dentro de uma instituição de ensino superior é fundamental para que a comunidade conheça melhor as propostas dos candidatos para essa área, ainda tão carente de investimentos. É também uma oportunidade de contribuir para a formação humana e cidadã de nossos alunos e da comunidade na qual estamos inseridos”, conclui Iury.