Candidatos declararam gastos de mais de R$ 182 mi durante campanha em Goiás
Em Goiânia, o gasto total foi de R$ 22.253.801,76, sendo 57,23% oriundos de recursos públicos
Candidatos a prefeito e vereadores em Goiás declararam junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) R$ 182.711.224,85 durante a campanha das eleições municipais de 2020. Deste total, 57,69% são oriundos de recursos públicos, o que dá R$ 105.405.672,20; R$ 77.305.552,65 (42,31%) vêm de recursos privados. Ao todo, 24.929 candidatos fizeram pedido de registro no estado e 23.693 foram considerados aptos pela Justiça Eleitoral.
Segundo os dados do TSE, a maior parte dos recursos (21,41%) foi utilizado como doação entre candidatos: R$ 36.121.225,88. Em seguida, publicidade com material impresso (12,69%), nos quais os candidatos gastaram R$ 23.187.159,52. Em terceiro com atividades de militância e mobilização de rua: R$ 21.946.305,84.
Despesas com pessoal compõem a quarta maior despesa, com gasto de R$ 17.815.104,71. Para publicidade com adesivos, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores gastaram, ao todo, R$ 19.764.189,63.
Em Goiânia, o gasto total foi de R$ 22.253.801,76, sendo 57,23% oriundos de recursos públicos (R$ 12.734.925,29 no total) e 42,77% de recursos privados R$ 9.518.876,47.
Contratos
O maior fornecedor pago foi a Kanal Cine, Vídeo e Propaganda Ltda., com R$ 1.455.000, seguida de TKN Organizações contábeis Eireli R$ 1.038.000 e LC Cinema e Vídeo – Eireli R$ 1.000.000. Dlocal Brasil Pagamentos LTDA. aparece em quarto com R$ 403,657.01 recebidos.
Candidatos em Goiás ainda gastaram R$ 332,796.06 somente com postagens no Facebook.