Candidatura de Tatiana Lemos à reeleição a vereadora é indeferida
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu registro de candidatura à reeleição da vereadora Tatiana Lemos…
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu registro de candidatura à reeleição da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB). A decisão acolhe pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) que entendeu que a candidata teria captado e gastado recursos de maneira ilícita. A defesa deve entrar com recurso para reverter a decisão.
O caso está relacionado com cassação de diploma de 1ª suplente a deputada estadual na eleição de 2018. Na ocasião, de fevereiro deste ano, o MPE detectou irregularidades na prestação de contas do Fundo de Financiamento de Campanha. Além disso, a candidata teria recebido doação do Pros, partido a qual não matinha relação ou era coligada. Essa primeira decisão a deixou inelegível por oito anos.
À época o advogado Bruno Pena disse ao Mais Goiás que houve inversão indevida do ônus da prova. “O TRE entendeu que não demonstramos os gastos dela. No entanto, quem propôs a ação foi o MP Eleitoral. Desse modo, quem tem que provar a ilicitude é o MP.
Como a decisão é recente e Tatiana era candidata sub-júdice, o nome dela vai para as urnas. Ela diz que os votos serão revertidos a ela, pois receberá ganho de causa. “Meu mandato tira dos grandes pra fazer a lei para os que mais precisam. É uma injustiça, um julgamento político”, afirma.
O Mais Goiás tentou contato por telefone e WhatsApp com o advogado de Tatiana, mas não obteve sucesso até o fechamento da matéria.