Proposta

Casas noturnas podem ter que exibir avisos sobre risco de dirigir e beber

Segundo vereador, propagandas veiculadas na televisão e outras mídias não são suficientes para a conscientização

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia quer exigir que casas noturnas, boates e outros estabelecimentos que comercializam bebida alcoólica passem a exibir advertências sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. A proposição, de autoria do vereador Milton Mercez (PRP), foi proposto em fevereiro de 2017, e está em sua terceira fase no plenário.

O projeto número 00035, de 8 de fevereiro de 2017, especifica que casas de shows, salões de festa e estabelecimentos similares devem exibir em suas dependências advertências sobre o perigo de dirigir embriagado. Na justifica da proposição, o vereador alega há campanhas que alertam para o risco da direção sob o efeito de álcool, contudo falta conscientização nos lugares em que se vende bebida alcoólica.

“Quanto mais divulgação tiver, principalmente em locais que vendem bebida alcoólica melhor. O que está faltando é a consciência do cidadão. As pessoas podem beber, mas não podem voltar para casa”, argumenta Milton.

O vereador alega ainda que atualmente, é viável pedir um carro por meio de aplicativos de transporte, de modo que há alternativas para quem optar por beber. O parlamentar ressalta que quem dirige alcoolizado coloca não somente sua vida em risco, mas de qualquer cidadão.

No documento, Milton ressalta que muitas festas e shows oferecem a modalidade open bar, o que pode levar a um consumo exagerado de bebida alcoólica. Na justificativa da proposição, ressalta-se que, em locais como casas de shows e boates, as advertências veiculadas na televisão e em outras mídias raramente são relembradas, por isso a necessidade de afixar avisos nestes lugares.

A última votação do projeto aconteceu em Plenário da Câmera nesta terça-feira (20), mas o projeto ainda não foi aprovado e deve ser votado novamente.