INVESTIGAÇÕES

CEI da Comurg é encerrada e relatório deve ser entregue dia 17 de agosto

O Mais Goiás já havia adiantado que o vice-presidente da CEI iria solicitar o encerramento das atividades, por considerar que trabalho feito

Os vereadores que participam da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura possíveis irregularidades na gestão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) aprovaram, na quarta-feira (29), requerimento para encerramento das atividades. Com isso, o relatório produzido deve ser apresentado no dia 17 de agosto.

O Mais Goiás já havia adiantado que o vice-presidente da CEI, Welton Lemos (Podemos) iria solicitar nesta semana o encerramento das atividades, por considerar que trabalho estava feito, já que havia elementos suficientes para fechar o relatório. Segundo ele, todas as pessoas que precisavam ser ouvidas com conexão com a CEI já o foram. Por isso, não haveria necessidade de ampliar os trabalhos.

A partir do encerramento da CEI as diligências já marcadas também serão encerradas, entre elas novas quebras de sigilo solicitadas durante o andamento da comissão.

Trabalhos

Entre as maiores revelações da CEI está a divulgação de um áudio, por parte do o ex-diretor administrativo e financeiro da Comurg, Ricardo Itacarambi, em que a ex-secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen (MDB), indicava tentativa do Paço Municipal em priorizar obras em bases eleitorais de vereadores durante o período eleitoral.

Valéria foi ouvida pela Comissão Especial de Inquérito e assegurou que não havia interferência política. O ex-diretor afirmou ter recebido a gravação no dia 14 de junho de 2022, quatro dias depois do adiantamento do contrato de R$ 12 milhões para a construção de praças.

O presidente da comissão, Ronilson Reis (sem partido), destacou que confia no relator, o vereador Thialu Guiotti (Avante), para a produção do documento. “Confio que será um relatório propositivo, que indicará o problema da companhia e, se precisar ser punitivo, indicar se existe improbidade, crime ou infração administrativa. Com prazo hábil de entrega”, aponta.

A CEI da Comurg teve início no dia 17 de março e ouviu fornecedores, prestadores de serviço, servidores, ex-servidores, diretores e ex-diretores da Companhia, além do atual presidente do órgão, Alisson Silva Borges. Secretários e ex-secretários da administração municipal também foram convocados.

“Conseguimos resultados importantíssimos para a companhia, conseguimos mostrar erro grotesco em edital, verificar sobrepreço, sugerimos que mais de uma empresa tomasse conta da limpeza de Goiânia. Vejo com bons olhos a CEI. A população tomou conhecimento do que é a Comurg hoje”, resume Ronilson Reis.