Chance de apoiar Vilmar Mariano é remota, diz Fortaleza: “sou pré-candidato”
Presidente da Câmara dos Vereadores de Aparecida de Goiânia ainda destaca deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL) no processo eleitoral: “Para mim, ele é pré-candidato”
Com o horizonte da disputa municipal em 2024 se aproximando, o presidente da Câmara dos Vereadores de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), reforça sua disposição em ser candidato a prefeito, acredita que uma aproximação com o atual chefe do poder Executivo, Vilmar Mariano, é praticamente “impossível” e faz uma ressalva: “Até o momento, o único pré-candidato no MDB sou eu”.
A declaração foi concedida em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, nesta segunda-feira (24). Ele também reforçou que vê outros concorrentes na disputa como o deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL). “Para mim, ele é pré-candidato”, além do ex-prefeito Ademir Menezes (PSD), com quem mantém planos em conjunto. “Vamos apoiar aquele que se viabilizar melhor”, postula.
Ele acredita que haverá no mínimo quatro candidaturas fortes em Aparecida nas eleições 2024. “Isso é um reflexo da má gestão do prefeito Vilmar Mariano”, salienta, ao fazer críticas à atual gestão. “A cidade demonstra ser frágil principalmente quando se trata da administração do Executivo”, pontua.
Leia a entrevista na íntegra com o presidente da Câmara dos Vereadores de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza:
Domingos Ketelbey: O prefeito Vilmar Mariano tem dito que no fim das contas, vai conseguir resolver as arestas que tem com o senhor e será formada uma grande coalizão com o governador Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e Gustavo Mendanha juntos no mesmo palanque. Acredita que isso pode se consolidar?
André Fortaleza: No momento, isso é impossível. Tenho respeito pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha. Ajudei o Gustavo durante sua gestão como vereador no primeiro mandato e como presidente no segundo. Temos um diálogo muito bom. Vesti a camisa dele na campanha ao Governo. Tenho respeito grande por ele, mas a hipótese de apoiar o Vilmar Mariano é remota.
Como vê as movimentações do professor Alcides em construir sua pré-candidatura?
André Fortaleza: O professor Alcides é meu amigo pessoal. O admiro muito. No meu ponto de vista é um pré-candidato a prefeito de Aparecida mas nunca tratamos sobre esse assunto até mesmo porque o professor Alcides respeita minha pré-candidatura. O que é real hoje, é que eu sou pré-candidato a prefeito de Aparecida. Tenho conversado com o deputado federal Glaustin da Fokus e com o ex-prefeito de Aparecida, Ademir Menezes. Temos uma conversa bem avançada e temos um compromisso. Reafirmo que sou pré-candidato a prefeito.
Todos esses são nomes que estão na base do governador Ronaldo Caiado… Acha que elas vão mesmo se consolidar?
André Fortaleza: Eu creio que teremos quatro candidaturas em Aparecida. A cidade demonstra ser frágil principalmente quando se trata de administração do executivo. Isso atrai pessoas. Estamos buscando pavimentar nossa campanha, assim como tem vários outros pré-candidatos. Por enquanto sou o único pré-candidato a prefeito pelo MDB.
Mas o prefeito Vilmar Mariano promete retornar ao partido. Como fica nesse cenário? Vai buscar outra legenda?
André Fortaleza: Eu gosto de desafios. Se eu ver que a disputa dentro do próprio partido não será uma disputa próxima nem que terei possibilidade de ganhar uma prévia, mesmo que essa seja díficil, eu tenho consciência disso. Se eu ver que não tenho espaço dentro do MDB, eu já tenho procurado outros partidos. Tenho conversado com o Solidariedade, o próprio PSD. São questões que eu posso resolver para manter a pré-candidatura.
Gustavo Mendanha disse que se o professor Alcides estivesse disposto a ser candidato também deveria entregar os cargos. Concorda com isso?
André Fortaleza: Talvez ele esteja indeciso quanto a sua candidatura e não tenha definido ainda. Pode ser por isso que ele não saiu do governo. De qualquer forma, o professor Alcides é um político importantíssimo dentro de Aparecida. Qualquer pré-candidato aqui gostaria de ter o apoio dele, inclusive eu.