ELEIÇÕES 2024

Chapa Bruno Peixoto-Romário Policarpo é possibilidade para Goiânia

Presidentes dos parlamentos estadual e municipal têm estreitado relação

Chapa Bruno Peixoto-Romário Policarpo é possibilidade para Goiânia
Chapa Bruno Peixoto-Romário Policarpo é possibilidade para Goiânia (Foto: Divulgação)

Existe a chance de uma chapa Bruno Peixoto (União Brasil) e Romário Policarpo (Patriota) para prefeitura de Goiânia, em 2024. Tudo vai depender do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), é o que garante uma fonte ligado aos presidentes, respectivamente, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e Câmara de Goiânia.

De fato, Bruno e Romério têm estreitado relações, tanto política como administrativa, nos últimos meses. Recentemente, eles realizaram uma romaria conjunta entre os parlamentos para Trindade.

Recentemente, Peixoto citou Romário como opção da base caiadista para o paço municipal. O próprio presidente da Alego também já admitiu interesse caso, claro, Caiado endosse.

Romário, por sua vez, respondeu de forma evasiva, dizendo que “os caminhos da cidade passam pelo que Ronaldo Caiado vai definir”. Nessa conta também entra Ana Paula Rezende (MDB), a quem o governador tem carinho e que faz parte da legenda presidida pelo vice-governador, Daniel Vilela.

A filha de Iris Rezende, contudo, segue indefinida. Por outro lado, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, agora integra a base de Caiado e fará uma consulta na Justiça, em agosto, para saber se pode disputar o pleito na capital.

Pesquisa

Vale citar, o Mais Goiás já divulgou levantamento do Instituto Goiás Pesquisas sobre o pleito em Goiânia. Na estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados para o entrevistado, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) aparece em primeiro lugar com 20,34% das intenções de voto, sendo seguido de perto pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL), 18,64%.

Logo depois, aparecem as deputadas federais Silvye Alves (União Brasil), com 11,45%, e a Delegada Adriana Accorsi (PT), com 10,72% das intenções dos eleitores entrevistados. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) aparece em quinto lugar, com 7,06%.

Completam a lista o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), com 6,94%, e a filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula Rezende (MDB), 6,7%. Indecisos somaram 10,84%, enquanto aqueles que disseram votarão branco ou nulo, 7,31%.

Metodologia

O levantamento Goiás Pesquisas entrevistou 821 pessoas com 18 anos ou mais de 12 a 16 de junho, em nove regiões de Goiânia. Do montante, foram 54,58% de mulheres e 45,42% de homens. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3,42 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Em relação a escolaridade, os entrevistados são: 0,73% (analfabeto); 2,8% (Lê e escreve); 19,98% (ensino fundamental); 47,26% (ensino médio); e 29,23% (ensino superior). Já as idades variam de 18 a 24 anos (11,21%); 25 a 34 anos (20,71%); 35 a 44 anos (21,92%); 45 a 59 anos (25,21%); e 60 anos ou mais (20,95%).