Ciro Gomes ataca Bolsonaro e diz que ida à Rússia “é desejo por exibição”
O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou que a viagem do presidente…
O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou que a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia representa um “desejo por exibição e autopromoção”. A declaração foi publicada no Twitter nesta segunda-feira (14).
“Se Bolsonaro falar o que não deve, como é corriqueiro, colocará o Brasil em uma posição delicada com parceiros comerciais importantes. Seu desejo por exibição e autopromoção pode custar muito caro ao nosso país”, escreveu.
Ciro disse ainda que a ida de Bolsonaro “não passará de um indecente turismo com recursos públicos”. A viagem ocorre em meio à escalada das tensões com a Ucrânia após a movimentação de tropas na fronteira no fim da semana passada.
Se Bolsonaro falar o que não deve, como é corriqueiro, colocará o Brasil em uma posição delicada com parceiros comerciais importantes. Seu desejo por exibição e autopromoção pode custar muito caro ao nosso país.
— Ciro Gomes (@cirogomes) February 14, 2022
Críticas
Outro que também fez críticas a viagem do presidente foi o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos), a quem chamou de “trapalhão” que tem “a incrível capacidade de estar no lugar errado e na hora errada”. Para ele, a viagem é um “constrangimento” para a diplomacia brasileira.
Vale lembrar que Bolsonaro foi convidado pelo presidente russo, Vladimir Putin em dezembro de 2021 e viaja ao país no momento mais crítico da crise na região. Ele irá se encontrar com o presidente Vladimir Putin na quarta-feira (16). Depois do encontro com Putin, o mandatário visita a Duma, que é a Câmara baixa do Parlamento, e um fórum de empresários brasileiros e russos.