HABEAS CORPUS

Citada em relatório, Zambelli vai ao STF para ser ouvida na CPI da Covid

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), citada no relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) da Comissão…

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), citada no relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para ser indiciada, disse que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser ouvida pelo colegiado.

“Estamos entrando com Habeas Corpus no STF para que eu possa exercer meu direito à ampla defesa garantido pelo Código de Processo Penal e ser ouvida na CPI do Senado”, usou como legenda em vídeo que divulgou no Twitter, nesta tarde de terça (19).

Ela aproveitou para pedir a todos os indiciados que estão na lista e que não foram ouvidos para acionarem o STF com o mesmo fim. “Que sequer tiveram direito de se defender… Tentem entrar na CPI.”

Por fim, Zambelli disse esperar que os senadores “tenham a dignidade” de chamá-la para depor. Renan Calheiros pediu o indiciamento da parlamentar pelo art. 286 do Código Penal (incitação ao crime), conforme divulgado pela CNN Brasil.

Parecer de Renan Calheiros na CPI da Covid

O relatório do senador Renan Calheiros, enviado aos colegas da CPI da Covid-19, do Senado, nesta madrugada de terça (18), pede o indiciamento de Zambelli, Bolsonaro e outras 70 pessoas. Já era esperado que o congressista incluísse o nome do presidente.

O documento tem 1.178 páginas. Ainda nesta noite de terça-feira, os senadores que formam a maioria da CPI devem se reunir na casa de Tasso Jereissati (PSDB-CE) para discutir o alinhar o relatório.

Vale destacar, a expectativa é que o texto seja lido na sessão de quarta (20). Já a votação ocorre na terça da semana que vem (26).

Confira a lista completa AQUI.