Eleições 2022

Classe política avalia que discurso de Dona Iris em velório indica que ela será candidata

Um dia após o velório do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o meio…

Um dia após o velório do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o meio político já começou a fazer avaliações sobre os próximos passos do MDB, que perdeu seus dois maiores líderes neste ano.  Além do presidente do partido, Daniel Vilela, outro nome de destaque da sigla em Goiás é da esposa de Iris, a ex-deputada federal Iris de Araújo, que fez história política em Goiás ao lado do marido. Deputada federal por duas vezes, ela construiu uma carreira sólida no MDB. Durante seu discurso de despedida no velório do ex-prefeito, que ocorreu na tarde desta terça-feira, no Palácio das Esmeraldas, chamou a atenção do meio político quando ela afirmou que vai continuar o legado de Iris em Goiás. “Vou continuar seu legado, meu querido, meu gigante”, disse.  A coluna conversou com emedebistas que avaliam que as falas de Dona Iris indicam que ela pode tentar, nas eleições do ano que vem, voltar à vida pública.

Distantes

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e Daniel Vilela se cumprimentaram apenas à distância durante o velório. Fizeram uma saudação cordial com a cabeça.

Presentes

Também estiveram presentes no Salão Dona Gercina Borges, para a despedida do emedebista, os senadores Luiz do Carmo e Vanderlan Cardoso, o ex-senador Wilder Morais e o vice-governador Lincoln Tejota.

Flasback

Durante a entrevista no programa Conversa com Bial, na noite desta terça-feira (10), o governador Ronaldo Caiado reviu imagens da época em que participou da criação da União Democrática Ruralistas e de sua campanha em 1989. As cenas passadas pelo programa colocaram o democrata como um líder importante do país.

Ideologia

Bial tentou levar para o debate com Caiado o surgimento da terceira via e uma suposta rivalidade entre ele e Bolsonaro.

O diálogo

Questionado sobre sua relação e avaliação do presidente Jair Bolsonaro, o governador goiano ponderou: “Se ele reconhecesse que pedir desculpas e reconhecer excessos é importante e também abrir o diálogo neste momento seria melhor que caminhar para um processo de enfrentamento”, pontuou.

Potência

Bial chamou ainda o partido União Brasil, resultado da fusão entre o DEM e o PSL, de “potência” e questionou Caiado se a nova sigla terá um candidato. O líder goiano disse que um nome para a candidatura do partido é um processo que está em construção.

Doria versus Leite

O presidente licenciado do PSDB de Goiás, o ex-governador José Eliton, postou um vídeo em suas redes sociais  em que convida os filiados do partido para votar, virtualmente, no candidato do partido à Presidência da República. Os candidatos são João Doria e Eduardo Leite.