Coligação de Maguito elege dobro de vereadores na comparação com Vanderlan
Não foi apenas na corrida à prefeitura de Goiânia que o candidato Maguito Vilela (MDB)…
Não foi apenas na corrida à prefeitura de Goiânia que o candidato Maguito Vilela (MDB) se deu bem no 1º turno destas eleições. Além de ir para o 2º turno com uma boa margem de diferença contra o principal rival, Vanderlan Cardoso (PSD), a coligação política do emedebista, Para Goiânia Seguir em Frente, conseguiu eleger 14 vereadores – 8 a mais do que a coligação de Vanderlan, Goiânia em um Novo Momento.
Um total de 14 vereadores foram eleitos pelos partidos que integram a coligação Para Goiânia Seguir em Frente: 3 do Republicanos, 6 do MDB (partido de Maguito), 2 do PMB, 1 do PTC e 2 do Patriotas. O PCdoB, que também compõe a coligação, foi o único que não elegeu nenhum vereador, perdendo a que tinha, Tatiana Lemos.
Já os partidos que fazem parte da coligação Goiânia em Um Novo Momento elegeram 6 vereadores, 8 a menos em relação à coligação de Maguito. Foram 2 do PSD, 1 do PTB, 1 do PP, 1 do PSC e 1 do Dem. O partido PMN não elegeu ninguém.
Maguito teve 36,02%, o que corresponde a 217.194 votos. Já Vanderlan ficou com 24,67%. O candidato do PSD obteve 148.739 votos. Portanto, os dois vão disputar o 2º turno para definir quem será o novo prefeito de Goiânia.
Veja como ficará a composição da Câmara de Goiânia a partir de janeiro de 2021
As eleições deste ano registraram mudanças nas cadeiras da Câmara Municipal. Ao todo, dos 35 vereadores escolhidos nas urnas, 12 foram reeleitos e outros 23 são novos no pleito.
Confira como ficou: