CEI

Com apoio maciço de vereadores, Kajuru pede apuração da gestão de Paulo Garcia

Requerimento foi apresentado à presidência da Casa com a assinatura de 31 dos 35 vereadores

O vereador mais votado de Goiânia, Jorge Kajuru (PRP), protocolou na Câmara Municipal nesta quarta-feira (1º) o requerimento para a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a gestão do ex-prefeito Paulo Garcia (PT). O documento foi apresentado com a assinatura de 31 vereadores — eram necessárias 12 para dar início ao procedimento.

A quantidade de apoiadores pegou Kajuru de surpresa. “Eu não esperava conseguir mais que oito quando apresentei o pedido”, declarou.

De acordo com ele, o requerimento se baseia, sobretudo, na informação de que o ex-prefeito teria deixado um déficit mensal de R$ 30,7 milhões. Em sua avaliação, caso o desbalanço se confirme, configura-se o crime de responsabilidade fiscal da última administração. Além disso, ele pede que sejam apurados também a suposta falta de depósitos para o Imas, as doações de áreas públicas e contratos firmados pela prefeitura.

Kajuru acredita que a investigação vai ajudar também na análise dos primeiros meses da gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB). “Vamos ver se há mesmo essa herança maldita ou se é o Iris Rezende quem não está tendo competência própria para administrar esse começo de mandato”, declarou.

Conforme o vereador, a instalação da CEI não é um pré-julgamento. Ele diz acreditar que todas as gestões, em todas as esferas, deveriam ser investigadas ao fim do mandato.

“O Paulo Garcia foi um dos piores prefeitos da história de Goiânia”, avaliou. “A sociedade precisa saber se ele foi só incompetente ou se também foi corrupto.”

Os únicos vereadores que não formalizaram apoio à CEI são Andrey Azeredo, Paulo Magalhães, Anselmo Pereira e Edson Automóveis.