Com foco na Agenda 2030, governo de Goiás assina Marco de Cooperação
O governador Marconi Perillo assinou, nesta quinta-feira (31), em Alto Paraíso, o Marco de Cooperação…
O governador Marconi Perillo assinou, nesta quinta-feira (31), em Alto Paraíso, o Marco de Cooperação para fortalecer os laços entre as Nações Unidas e o Governo de Goiás, com foco na Agenda 2030 e o Projeto Piloto Território do Bem Viver que será implementado em Alto Paraíso de Goiás.
“Eu viajei a Brasília especialmente para assinar o protocolo com a ONU. Isso significa que as tratativas que temos tido nos últimos dois anos são para valer. A ONU veio aqui para chancelar as nossas boas intenções”, destacou Marconi ao enaltecer a importância programa para Goiás.
A Agenda 2030 consiste em “criar mais empregos de qualidade em Goiás porque no Brasil temos muitas pessoas desempregadas. É importante também valorizamos as mulheres, que são uma parte muito importante da solução”, destacou o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Niky Fabiancic.
Marconi frisou que esse projeto tem o envolvimento de muitas pessoas que participam de forma voluntária, sem aparecer. “Nós somos hoje a vanguarda, no Brasil, para o cumprimento dessas metas, inclusive com as ações do Goiás na Frente”, observou.
O projeto piloto da iniciativa, em Goiás, será implementado em Alto Paraíso. “Esse projeto, que também faz parte da Agenda 2030, visa construirmos creches de qualidade, para garantirmos o futuro das crianças. A meta é não deixar ninguém para trás”, frisou Niky Fabiancic.
O programa Agenda 2030, das Nações Unidas, traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “os quais dizem onde queremos chegar nos próximos anos. Tornar o mundo um lugar com mais oportunidades para todos, um lugar mais seguro, mais verde, mais desenvolvido, mais sustentável, é disso que falam os ODS”, explicou o representante da ONU. Marconi ponderou que Alto Paraíso tem tudo para alcançar as 17 metas do milênio.
Ao finalizar seu discurso, o representante da ONU, Niky Fabiancic, afirmou que o maior desafio é envolver o poder público nessa ação, “e em Goiás nós contamos com o apoio irrestrito do governo”.
O projeto é executado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), com parceria da prefeitura de Alto Paraíso e apoio da Associação Awaken Love, além da OVG, Procon, Agehab e Saneago.