Eleições 2016

Com maior número de prefeitos eleitos, PSDB atesta ser o mais preparado para governar

Partido elegeu 77 prefeitos, 25 a mais do que nas eleições de 2012. PMDB, que tem maior número de filiados, elegeu 42 prefeitos; 15 a menos do que em 2012

Com 77 prefeitos eleitos, o PSDB é o partido que elegeu o maior número de prefeitos em Goiás. Comparado ao quadro das eleições de 2012, o de 2016 também revela que o PSDB foi a legenda que mais cresceu em número de prefeitos eleitos. Em 2012, elegeu 52. Nestas eleições, 77. A sigla aumentou em 25 o número de candidatos consagrados nas urnas.  

O PMDB, que possui o maior número de filiados em todos os estados, elegeu em Goiás 42 prefeitos, 35 a menos do que o PSDB. Em 2012, o PMDB liderou as eleições no Estado com a vitória de 57 prefeitos. Neste ano, o partido diminuiu o quadro em 15. O PT, que aglutina o segundo maior número de filiados do país, elegeu em Goiás somente dois prefeitos, 15 a menos do que no pleito de 2012. Juntos, PMDB e PT perderam 30 prefeitos de seus quadros. Os dois partidos também são os que acumulam a maior queda em relação às ultimas eleições.

Além do PSDB, somente mais dois partidos ampliaram a vitória nestas eleições, embora o número seja bem menor. O PR e o PP aumentaram, respectivamente, o número de prefeitos eleitos em oito e cinco. Todos os outros partidos de maior capilaridade: DEM, PSD, PTB, e PSB tiveram seus quadros diminuídos.

Ao eleger o maior número de prefeitos e também ser o partido que mais ampliou o quadro de eleitos, o PSDB desbanca a liderança do PMDB em Goiás (a qual o PT tentou suplantar), e se consagra como o partido mais preparado para governar. Mais do que nunca, o partido responsável por realizar as reformas estruturantes do país avultou ao conseguir apresentar as melhores propostas alicerçado na eficácia das obras e serviços levados à população goiana nas gestões do governador Marconi Perillo.

O PSDB também conseguiu realizar campanhas propositivas, sem ataques aos adversários, e se aproximou da população a partir do compromisso que se propôs de ouvi-la em todos os cantos do estado para formular o plano de governo. Dessa forma, o PSDB se mostrou o partido mais preparado para governar, conquistou a confiança da maior parte da população goiana e se sobrepôs ao PMDB em todos os aspectos considerados em uma disputa eleitoral. O PSDB passa, agora, a antever um quadro exitoso também para 2018.