“A expectativa é de ir para o segundo turno.” Candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo PSB, o deputado estadual Marlúcio Pereira diz estar confiante de que irá para o segundo turno contra o prefeitável que tem o apoio do prefeito Maguito Vilela (PMDB), Gustavo Mendanha, que é presidente da Câmara Municipal.
Segundo colocado na última rodada da pesquisa Serpes/O Popular, divulgada no dia 5 de setembro, Marlúcio tem 23,3% das intenções de votos no levantamento estimulado contra 25,8% de Gustavo. Como a margem de erro é de 3,99 pontos porcentuais para mais ou menos, os dois estão em empate técnico. E em seguida vem o Professor Alcides Ribeiro (PSDB), que conta com 20% da preferência do eleitorado de Aparecida.
Se mantida essa tendência apontada pela pesquisa Serpes, Marlúcio afirma que deve contar com o apoio de grande parte dos aliados do Professor Alcides no segundo turno. “Se tivermos uma disputa com o Gustavo Mendanha, a maioria do pessoal que está com o Alcides deve ir com a gente. E aí a coisa muda, porque o tempo de TV será igual. Hoje o candidato do PMDB tem mais da metade desse tempo.”
Sobre o nível da campanha, o deputado define como “tranquila”, mesmo com alguns ataques ocorridos uma hora ou outra. “Nossa equipe tem trabalhado rápido para desmentir acusações como a de que eu teria desistido das eleições ou meu candidato a vice, o William Ludovico (PTB)”, explica. Para o candidato do PSB, nada descambou para ataques pessoais, apenas práticas já conhecidas em eleições.
Nos últimos 11 dias antes das eleições, Marlúcio pretende fortalecer o corpo a corpo com o eleitor e o trabalho nas redes sociais na internet para divulgar suas propostas para Aparecida. “Estamos na segunda maior cidade do Estado. Não dá para colocar alguém que não tem experiência no cargo. Eu sou deputado estadual pela terceira vez, já fui secretário municipal de seis pastas diferentes, vice-prefeito, vereador, suplente de senador. Eu sei o caminho dos recursos”, defende.
Marlúcio destaca os apoios com os quais conta na campanha, como o dos ministros Ricardo Nogueira (PTB), do Trabalho e Emprego, Marcos Pereira (PRB), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da senadora Lúcia Vânia (PSB), dos deputados federais Jovair Arantes (PTB) e Marcos Abrão (PPS), que servirão como a “ponte na busca por recursos federais”.
Principais propostas
Uma das propostas de Marlúcio é a criação do IPTU Verde, no qual a prefeitura recolhe o lixo reciclável separado pelo morador. Por meio de um cartão, a pessoa receberá crédito pela entrega do material reciclável, que serão abatidos do valor do IPTU. A medida vale para o comércio também.
“Precisamos colocar todos os postos de saúde de Aparecida para funcionar e garantir o atendimento de emergência com médicos, equipamentos funcionando, com tratamento humanizado. Porque o cara tem que ser atendido na hora que ele passa mal e procura atendimento.” A proposta do deputado é colocar isso em prática nos primeiros 60 dias de gestão se for eleito.
De acordo com Marlúcio, cerca de 35% da cidade ainda tem ruas não asfaltadas. A proposta é pavimentar todas essas vias de Aparecida, como no caso dos bairros Buriti Sereno e Pontal Sul, no qual o trabalho seria facilitado por serem mais planos.