ATRASADO

Comissão acelera discussões sobre revisão do Plano Diretor de Goiânia

A expectativas dos membros é de que os trabalhos terminem no prazo de duas semanas

Projeto que prevê concurso de Analista de Tributos em Goiânia acaba com "penduricalhos" (Foto: Jucimar Sousa / Mais Goiás)

A comissão que analisa a revisão do Plano Diretor de Goiânia passou a se reunir em duas sessões diárias, uma na parte da manhã e outra no período vespertino. A intenção é acelerar o processo de análise das emendas apresentadas por vereadores durante a tramitação na Câmara Municipal no ano passado. A expectativas dos membros é de que os trabalhos terminem no prazo de duas semanas.

Além das sessões duplas diárias, a comissão – que é formada por vereadores, representantes da Prefeitura de Goiânia e do setor imobiliário – também deve se reunir aos finais de semana. O texto do Plano Diretor foi retirado da Câmara Municipal no ano passado, ainda na gestão Iris Rezende (MDB), após solicitação do Ministério Público de Goiás. Na ocasião, houve conflito sobre o adensamento, após repercussão na mídia.

A vereadora Sabrina Garcez (PSD), que faz parte do grupo que analisa o projeto, avalia que nas duas próximas semanas possa entregar as emendas reavaliadas para dar prosseguimento à tramitação. Após a análise da comissão, a Prefeitura de Goiânia ainda deve fazer uma análise técnica das mudanças e, assim, enviar de volta para a Câmara Municipal para tramitação.

Grupo de Trabalho

O grupo de trabalho foi instituído pela prefeitura através de decreto publicado no dia 18 de fevereiro e iniciou as atividades no dia 24 do mesmo mês. A intenção do Paço era acelerar o processo da matéria que é considerada essencial, já que a revisão se arrasta desde 2019. No entanto, o agravamento da pandemia, além da debandada do grupo do MDB, deixaram a análise prejudicada.

Na semana passada, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), definiu o titular da Secretaria de Planejamento e Habitação, após longa negociação.