Comurg será pauta das últimas reuniões de transição na prefeitura de Goiânia
Reunião que deve ocorrer na próxima segunda-feira (9) pode marcar o fim dos trabalhos da transição
O grupo de transição da Prefeitura de Goiânia encerrará os trabalhos avaliando a situação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) na próxima semana, conforme informou o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos), durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (2). A análise marcará a última etapa de uma transição que, até o momento, tem sido considerada positiva tanto pela equipe atual quanto pela do prefeito eleito, Sandro Mabel (União Brasil).
A Comurg será o foco dos trabalhos da próxima semana, e Jovair afirmou que esta análise pode marcar o encerramento do processo de transição. “Planejamos finalizar esta semana as secretarias já previstas e iniciar a avaliação da Comurg na próxima semana. Dependendo das conclusões, essa pode ser a última rodada de discussões, mas, se necessário, podemos aprofundar algumas questões”, explicou.
A Comurg é um dos órgãos mais sensíveis da atual gestão, inclusive, tendo sido alvo de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), na Câmara dos Vereadores, durante 2023. Mabel, chegou a sugerir durante a campanha, que se fosse eleito, poderia abrir uma auditoria para apurar irregularidades.
Recentemente, em visita aos vereadores, Mabel disse que promete “tratamento de guerra” no órgão. “Nós vamos dar um tratamento de guerra para resolver questões da Comurg, do Imas e da Saúde. Já defini quem vai ser meu secretário de Saúde e posso adiantar que será um homem com experiência para enfrentar a situação”, afirmou Mabel sem revelar o nome do indicado.
Documentações em dia, garante Jovair
De acordo com Jovair, não há atrasos ou dificuldades na disponibilização de documentos solicitados pela equipe de transição. Ele destacou que todas as informações estão organizadas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta interna da prefeitura e do Governo de Goiás. “Todos os documentos pedidos estão no SEI, oficializados e à disposição. Não há nenhum problema. Às vezes há um ajuste em entendimento, mas tudo está sendo resolvido com tranquilidade”, afirmou.
O secretário também avaliou como positivo o clima das reuniões entre as equipes, reforçando aquilo que já havia sido enfatizado por Mabel. “No início, parecia um pouco tenso, mas agora estamos dentro de um padrão de boa convivência, o que tem gerado resultados produtivos. Esse espírito de cooperação é fundamental, porque nosso objetivo comum é cuidar de Goiânia”, destacou Jovair.
Ele destacou a importância de dar continuidade a projetos em andamento, principalmente os que exigem ajustes ainda este ano para evitar atrasos no futuro. “Hoje, por exemplo, discutimos questões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Criativa (SEDEC), como feiras e economia criativa. Existem projetos que, se não forem aprovados em 2024, só poderão ser implementados em 2026. Estamos atentos para garantir que isso não aconteça”, reforçou.