Eleições 2024: Conheça os pré-candidatos à prefeitura de Anápolis
Há, no momento nove pré-candidatos que devem se afunilar durante as convenções
Anápolis está se preparando para as eleições municipais, com as convenções partidárias, que tiveram início no último sábado (20) e se estendem até o dia 5 de julho, de acordo com o calendário eleitoral. A disputa pela prefeitura promete ser acirrada, com nove pré-candidatos na corrida pelo paço. No terceiro maior colégio eleitoral do Estado, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) e o suplente de deputado federal Márcio Corrêa (PL) tendem a polarizar o pleito.
Na base caiadista, a pré-candidata do grupo, professora Eerizania Freitas (União Brasil), ainda não engrenou nas pesquisas, mas aliados apostam que com a participação do governador Ronaldo Caiado (UB) em sua campanha, o resultado pode se reverter e o nome da futura candidata ganhar fôlego na disputa.
Conheça um pouco mais sobre cada um dos pré-candidatos:
Antônio Gomide (PT)
Ex-prefeito de Anápolis, o deputado estadual Antônio Gomide é uma figura conhecida na política local, tendo realizado duas gestões que lhe renderam boa aprovação popular. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Gomide enfrenta desgastes justamente pelo antipetismo ainda existente no município, mas aposta que ao pautar soluções para problemas de infraestrutura da cidade e fugir da polarização nacional, pode surpreender. Lidera as pesquisas de intenção de voto.
Márcio Corrêa (PL)
Cirurgião-dentista e empresário, o suplente de deputado federal Márcio Corrêa, vai para sua segunda tentativa na disputa à Prefeitura de Anápolis já que em 2020 ficou em terceiro lugar no pleito. Filiado ao PL, Márcio aposta na figura do ex-presidente Jair Bolsonaro, forte no município para virar o jogo e tirar a Prefeitura de Antônio Gomide, quem dispara críticas. Também é adversário implacável do atual prefeito Roberto Naves (Republicanos).
Zé de Lima (PMB)
Ex-deputado estadual e ex-vereador, Zé de Lima é o representante do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Sua atuação é marcada pelo trabalho em prol das comunidades carentes e pela defesa de políticas sociais que promovam a inclusão e o desenvolvimento humano. Lima propõe uma gestão participativa e voltada para as necessidades dos cidadãos.
Eerizânia de Freitas (UB)
Filiada ao União Brasil (UB), Eerizânia de Freitas é uma educadora com longa trajetória na defesa da educação pública. Freitas pretende aplicar sua experiência na área educacional para transformar Anápolis em uma referência no setor, além de investir em políticas de saúde e bem-estar social.
Hélio Lopes (PSDB)
Advogado e ex-presidente do Ipasgo, Hélio Lopes é a aposta do ex-governador Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, no município. Apesar de ter ocupado alguns cargos públicos, nunca disputou eleição, por isso, é visto por Marconi como alguém que pode reoxigenar a legenda tucana.
Michel Roriz (Cidadania)
Empresário filiado ao partido Cidadania, Michel Roriz tenta lançar seu nome dentro da Federação PSDB-Cidadania. Dificilmente fará sua pré-candidatura vingar pois sua legenda tem menor peso dentro da configuração partidária. Deve ser voto vencido contra o advogado Hélio Lopes, que possui apoio declarado do ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
Lisieux Borges (PSB)
Engenheiro, o vereador Lisieux Borges é o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Até pouco tempo filiado ao PT, saiu do partido justamente para tentar seu espaço na disputa à Prefeitura de Anápolis, já que os petistas desde sempre trabalhavam o nome de Gomide. Entretanto, não ultrapassa os 1% das intenções de voto e sua pré-candidatura já é vista como uma dúvida nos ares socialistas. Composição com o PT não está descartada.
Kim Abrahão (PSD)
Empresário e filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Kim Abrahão já foi secretário de Esportes durante a primeira gestão do prefeito Roberto Naves (Republicanos). Está em pré-campanha desde sua filiação ao Novo. Ao se filiar ao PSD, levou consigo a sigla liberal. Não emplaca nas pesquisas e nos bastidores fala-se em eventual composição com Márcio Corrêa (PL) ou Antônio Gomide (PT).
Wesley Silva (PSDB)
Ex-vereador e radialista, Wesley Silva é um membro histórico do PSDB e pertence à uma ala mais ideológica do partido. Corre por fora para tentar viabilizar seu nome. Como já dito, a alta cúpula da legenda comandada pelo ex-governador Marconi Perillo vai bancar Hélio Lopes.