SAIBA MAIS

Conheça os pré-candidatos que tentam viabilizar seus projetos a Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Município tem hoje cinco pré-candidatos

Conheça os pré-candidatos que tentam viabilizar seus projetos a Prefeitura de Aparecida de Goiânia (Fotos: Divulgação)

A disputa pela Cidade Administrativa de Aparecida de Goiânia já dá ingredientes efervescentes desde sua pré-campanha. Dois pré-candidatos polarizam a disputa e dão tom à pauta política do município, mas há outros três nomes que tentam pavimentar seus caminhos para o jogo eleitoral pela Prefeitura. O deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL) lidera as pesquisas de intenção de voto e vê a base do governador Ronaldo Caiado (UB) emplacar o nome do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB).

Leandro Vilela é sobrinho do ex-governador Maguito Vilela e primo do vice-governador Daniel Vilela, ambos do MDB. É a aposta da base caiadista que vê momentos de fragilidade após o atual prefeito Vilmar Mariano (UB), que era o nome para a disputa, ter seu projeto barrado pelo governador . O Palácio das Esmeraldas diz contar com números que mostram competitividade do ex-parlamentar que há aproximadamente um mês trabalha seu nome.

Mas a disputa não se limita apenas a esses dois nomes. Pelo menos três correm por fora em uma tentativa de emplacar seus projetos. O vereador Willian Panda (PSB) lançou seu nome após Vilmar Mariano sair do páreo, mas vê dificuldades dentro do seu próprio campo progressista em se viabilizar. O PT, por exemplo, prefere apoiar o nome de Leandro Vilela a apoiá-lo, o que tornaria sua candidatura menos competitiva. As convenções serão definidoras e há espaço para recuo.

Dois nomes surgem na federação Rede-PSOL. O primeiro é o do advogado Waterloo Ferraz (Rede) e o segundo do professor Humberto Chaves (PSOL). Os socialistas detém maioria no grupo político e devem bancar, nas convenções, o nome de Chaves para a disputa. Não há disposição dos partidos dialogarem tanto com o MDB como com o Alcides, o que torna as chances de eventuais composições diminutas.

Conheça os cinco pré-candidatos que tentam confirmar seus nomes na corrida a àrefeitura de Aparecida de Goiânia

Professor Alcides Ribeiro (PL)

Deputado federal e filiado ao Partido Liberal (PL), Professor Alcides Ribeiro é uma figura conhecida no cenário político local. Com uma carreira dedicada à educação e várias empresas no município, ele promete trazer melhorias significativas para o sistema educacional de Aparecida de Goiânia, além de focar em segurança e desenvolvimento econômico. Conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que promete participar ativamente de agendas no município durante sua campanha.

Leandro Vilela (MDB)

Ex-deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Leandro Vilela foi alçado à condição de prefeitável após a base caiadista decidir não bancar a reeleição de Vilmar Mariano e herdou consigo desgastes de todo um processo, no mínimo traumático. A base entretanto, aposta no legado do ex-prefeito Maguito Vilela e na alta popularidade de Gustavo Mendanha para que ele possa crescer nas pesquisas de intenção de voto.

Willian Panda (PSB)

Vereador em Aparecida de Goiânia, Willian Panda é reconhecido por sua atuação em defesa das comunidades locais e por sua postura combativa na Câmara Municipal. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Panda propõe uma gestão participativa e transparente, com foco na melhoria dos serviços públicos e na inclusão social, mas tem dificuldades em viabilizar seu nome dentro do próprio campo a qual faz parte. Não surpreenderia se nas convenções, recuasse e lançasse o seu nome à reeleição.

Professor Humberto Chaves (PSOL)

Ativista e professor, Humberto Chaves representa o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na disputa pela prefeitura. Conhecido por sua militância em causas sociais e pela defesa dos direitos humanos, Chaves tem como principal proposta a promoção da justiça social e a implementação de políticas públicas que atendam às demandas das minorias e dos grupos vulneráveis.

Waterloo Ferraz (Rede)

Advogado e filiado à Rede Sustentabilidade, Waterloo Ferraz traz uma perspectiva jurídica e ambiental para a corrida eleitoral. Sua plataforma inclui a defesa do meio ambiente, a promoção de políticas de sustentabilidade e a garantia de direitos fundamentais para todos os cidadãos. Ferraz aposta na inovação e na ética como pilares de sua candidatura.