Contra marco temporal, Alok se junta a indígenas em Brasília
Vídeo mostra Alok discursando em acampamento indígena, pressionando STF contra Marco Temporal
O DJ Alok se juntou a indígenas na tarde desta quarta-feira (25) em protesto contra o marco temporal do Projeto de Lei 409/2007, que será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo está mobilizado em Brasília para pressionar o órgão. Segundo informações do R7, há mais de seis mil indígenas acampados na capital federal em prol do movimento.
No discurso, Alok afirmou que o contato com a cultura indígena mudou a forma como via o mundo e também a carreira dele. “Nunca me exponho dessa maneira, mas por vocês vale a pena”, disse.
Conforme disse, “a causa de vocês também é minha”. O artista prometeu, ainda, fazer um disco baseado na cultura destes povos e reverter os lucros do projeto a eles.
Após o discurso, Alok tocou um pouco.
Assista ao vídeo em que Alok se junta a indígenas contra o marco temporal:
O que é o marco temporal do Projeto de Lei 409?
O STF julga nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 490/2007. De acordo com o R7, a decisão deve afetar cerca de 303 demarcações de indígenas.
O PL, defendida por ruralistas, altera a legislação da demarcação de terras indígenas. O ponto mais polêmico do texto é o marco temporal, que defende que uma terra indígena só pode ser demarcada como tal caso possa ser comprovado que povos nativos estavam no local no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
Isso significa que não serão contemplados aqueles que não conseguirem provar usufruto da terra ou aqueles que chegaram depois.
*com informações do R7 e do Metrópoles