PANDEMIA

Covid-19: deputados prorrogam estado de calamidade em Goiás

Na justificativa do governo consta que há previsão da redução das receitas públicas

Deputados aprovam prorrogação do estado de calamidade por causa da covid-19 em Goiás (Foto: Ruber Couto)

Os deputados estaduais aprovaram em sessão na tarde de quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa, decreto que prorroga o estado de calamidade pública em Goiás até 31 de dezembro deste ano. A matéria foi aprovada em votação única, com 24 votos favoráveis e três contrários.

Na justificativa do governo consta que há previsão da redução das receitas públicas e que as despesas com medidas para atenuar a crise gerada pela pandemia possam aumentar consideravelmente. Assim, argumenta que a não prorrogação poderia paralisar consideravelmente o “aparato público”.

A partir da prorrogação, o estado pode ser dispensado de atingir resultados fiscais, com vistas justamente à adequação às medidas de combate à Covid-19

“O cenário que ora se apresenta é de recrudescimento da crise sanitária decorrente da contaminação pelo novo coronavírus. Como resultado disso, o que se prevê é que as receitas públicas sejam ainda mais reduzidas e que as despesas do Estado, com medidas para atenuar a crise, sofram incrementos consideráveis”, diz a justificativa apresentada ao Legislativo pelo governo.

Estado de emergência

Goiás está em estado de emergência em saúde pública desde o dia 13 de março de 2020, quando foi publicado o decreto nº 9.653, após a confirmação dos três primeiros casos de coronavírus no estado. Essa é a segunda prorrogação do estado de calamidade