CPI do MST vai convidar Caiado para falar sobre invasão de terra
Governador já tentou criar comissão durante o mandato como deputado federal
Uma das lideranças nacionais fortes do agronegócio brasileiro, o governador Ronaldo Caiado (UB) será convidado pela CPI do MST para falar – contra, é claro – as invasões de propriedades privadas no país. A informação é da revista Veja.
A Câmara dos Deputados instalou a comissão nesta última semana.
O convite partirá do relator da CPI, o ex-ministro e deputado bolsonarista Ricardo Salles (PL-SP), segundo a revista.
O objetivo da CPI é “investigar o real propósito das invasões, assim como dos seus financiadores”. A comissão tem absoluta maioria bolsonarista e de deputados da direita.
Ronaldo Caiado é uma das vozes incisivas contra as ações do MST. Na ExpoZebu, recentemente em Uberaba (MG), ele defendeu a abertura da investigação e afirmou que a CPI pode fazer com que o Congresso Nacional elabore uma legislação para penalizar pessoas e grupos que se dedicam a promover invasões de terras no Brasil. “Precisamos de ações imediatas para acabar de vez com as invasões”, afirmou. “É crime e deve ser tratado na dureza da lei”, disse.
Em 2009, no exercício do mandato de deputado federal e líder do DEM na Câmara, ele apresentou requerimento para a criação de uma CPMI para investigar os repasses de recursos ao MST.