Ação de graças

Crer comemora 15 anos de história

Uma missa em ação de graças celebrou os quinze anos de atividades do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo

Logo após a homenagem a Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, uma missa em ação de graças celebrou os quinze anos de atividades do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) que contou com a presença de pacientes, colaboradores, diretoria do Crer, Superintendentes e Conselheiros da Agir e autoridades políticas e eclesiásticas. A cerimônia foi conduzida por Dom Moacir Silva Arantes, Bispo Auxiliar da Igreja Arquidiocese de Goiânia, que destacou em suas palavras que “o Crer está construindo o seu caminho, fazendo o bem na vida de milhares de pessoas. Todos que buscam tratamento nesta instituição encontram apoio e suas necessidades atendidas”.

O Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, falou da idealização do Crer. “Este Centro de Reabilitação é um sonho que eu venho alimentando desde quando era Deputado, e no primeiro mandato como Governador do Estado, eu e Valéria, nos empenhamos e começamos a construção do Crer”. O Governador também lembrou que pelo Crer “já passaram pessoas de Goiás, do Brasil e do mundo que voltaram a viver e a ter esperança”. Sobre os profissionais ele enalteceu “aqui há uma equipe extraordinária e uma direção fantástica que fez do Crer uma referência nacional nas áreas de reabilitação e readaptação. O Crer é uma obra de Deus na vida dos pacientes, uma instituição adolescente, mas madura, que já fez tanto na vida de milhares e pessoas”.

O Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destacou que o Crer foi o início de tudo. “É a nossa referência nos parâmetros de qualidade que buscamos para todos os hospitais do Estado de Goiás”. O Secretário frisou que o Crer foi pioneiro no processo de Acreditação. “Foi o primeiro hospital do Centro-Oeste a receber o Certificado de Acreditado com Excelência – NÍVEL 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Tudo isso com um atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Crer é um sonho que se tornou realidade. É um orgulho para os Goianos.”

O Superintendente Executivo da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), Sérgio Daher, evidenciou “que o Crer foi o primeiro hospital público do Estado a ser inaugurado e dar início ao atendimento à população tendo como modelo de gestão uma parceria contratual firmada entre o poder público e uma Organização Social em Saúde. O modelo de gestão implantado no Crer serviu como vitrine para o Estado diante dos resultados extremamente positivos apresentados, com economicidade, agilidade, eficácia e qualidade”.

O diretor geral do Crer, Válney Luís da Rocha, enfatizou que “O cuidado dedicado às pessoas atendidas no Crer reflete no alto nível de satisfação. Hoje o hospital tem 99,7 % de aprovação dos usuários da internação, e de 96,5 % dos pacientes ambulatoriais, que avaliaram o serviço como ótimo e bom. Mais que um Centro de Reabilitação e Readaptação, o Crer é um polo disseminador de modelos e práticas que contribuem para o desenvolvimento da saúde”. O diretor também aproveitou o momento para anunciar que o Crer se prepara para um novo desafio. “Vamos pleitear a Acreditação Canadense QMentum. Ela é baseada em uma metodologia internacional que orienta e monitora os padrões de performance em qualidade e segurança”, publicizou.

Durante a cerimônia, João Vitor Vieira que está com 19 anos e   é paciente do Crer desde os quatro anos de idade, dirigiu-se ao Governador para falar da experiência de ser paciente do Crer.  “Se o Brasil tivesse um Crer em cada Estado, a saúde seria bem melhor. E não é só isso! O amor e o sorriso dos colaboradores deste hospital fazem toda a diferença na vida dos pacientes. É por isso que eu sou grato a todos e, principalmente, ao senhor, Governador”, agradeceu. O jovem, entregou ao Governador, ao Secretário de Estado da Saúde e ao Vice-Governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior, uma camiseta comemorativa dos 15 anos do Crer.

No final do evento, todos cantaram parabéns ao Crer, e na saída do auditório foi servido um delicioso bolo e entregue aos presentes uma pequena muda de Girassol, que representa a “Flor do Sol, que inspira felicidade, entusiasmo e positividade”.