Política

Daniel Silveira é a encarnação do tal “cidadão de bem”

Deputado bolsonarista teria violado tornozeleira eletrônica por 36 vezes, tentou pular o muro para fugir da PF e voltou para trás das grades

STF forma maioria para manter Daniel Silveira preso (Foto: Reprodução / Metrópoles)

Essa tal da nova política é mesmo uma patifaria sem tamanho. Veja você o caso do deputado federal Daniel Silveira. Eleito na onda do bolsonarismo, o cara ficou célebre enquanto era um policial insubordinado. Ganhou manchetes Brasil afora quando cometeu a truculência de quebrar uma placa com o nome da vereadora brutalmente assassinada Marielle Franco. Já parlamentar, acabou em cana por ameaçar de espancamento um ministro do STF. Agora, volta para o xadrez depois de violar por 36 vezes a tornozeleira eletrônica que o permitia cumprir prisão domiciliar desde março. Típico “cidadão de bem”.

Não deve ficar muito tempo por lá. Foi estipulada uma fiança de R$ 100 mil para sua libertação. Criaram uma vaquinha virtual que arrecada dinheiro de vento em popa para Silveira. Acho justo. Uns botam seu dinheiro nas mãos de líderes religiosos picaretas que vendem promessas do além, outros enfiam no bolso de traficantes por gramas de entorpecentes, o “cidadão de bem” investe em vaquinha para libertar deputado preso. Cada um gasta sua grana na droga que mais lhe apraz.

Quando soube que a Polícia Federal estava na porta de sua casa em Petrópolis para levá-lo de volta ao xilindró, o brutamontes tentou fugir pulando o muro de sua casa. Ele não contava com o cerco feito pelos agentes que já contavam com essa hipótese. Se deu mal.

Uma pergunta: como é o nome de quem foge da polícia pulando o muro?

O que impressiona nesse caso específico do deputado bombadão é o sistemático desrespeito à regra. A afronta contínua. Quando militar, desrespeitava os superiores. Quando parlamentar, despeitava outro poder. Quando preso, pediu para assessor levar celular para ele na cadeia. Quando em prisão domiciliar, desrespeitava decisão judicial. A mais pura maloqueiragem institucional.

A fiança será paga e ele sairá da cadeia em breve. Mas, vem cá, quantos dias você dá para que Silveira novamente desrespeite normas e volte pra trás das grades?

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução / Metrópoles