De saída da SIC, José Vitti deve se filiar ao PP
Conversas de Baldy, presidente do PP Goiás, com Vitti estão adiantas
A dança das cadeiras para acomodar aliados que vão acompanhar o governador Ronaldo Caiado (DEM) em seu projeto à reeleição começou. O secretário de Indústria e Comércio, o ex-deputado estadual José Vitti, vai sair do comando da pasta na próxima semana para dar lugar ao presidente metropolitano do PP, Joel Sant’Anna Braga Filho, irmão do pré-candidato ao Senado Alexandre Baldy. Mas Vitti também deve se acomodar no grupo pepista. A coluna apurou que as conversas de Baldy com Vitti estão adiantas para que ele se filie ao Progressistas. O secretário é candidato a deputado estadual no ano que vem e deve acompanhar a filiação do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira.
Intermediador
O presidente do MDB, Daniel Vilela, é quem está cuidando das articulações políticas para a formação da chapa caiadista com o PP. A coluna apurou que é o emedebista que tem marcado as reuniões entre a cúpula pepista e o governador.
O que pesa
A cotação do PP é alta para compor a chapa governista porque além de ser um dos maiores partidos em número de prefeitos em Goiás, deve levar também a filiação do presidente Jair Bolsonaro
PEC 5 não
Os ministérios públicos estadual, federal e do Trabalho em Goiás divulgaram material conjunto manifestando-se contra a PEC 5/21, que promove mudanças no Conselho Nacional e é vista como tentativa de controle político das instituições.
Mobilização
Deputados federais, a exemplo de Elias Vaz e José Nelto, já tem se manifestado contra a aprovação da PEC, que foi incluída na pauta desta quarta-feira (13) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Boa praça
O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, que está com conversas adiantadas com o PP, também está próximo ao presidente do PSD, Vilmar Rocha. Lissuaer tem dito a interlocutores que o martelo sobre sua filiação só será batido no ano que vem.
Casa Nova
Por falar na Assembleia, o jornalista Leonardo Razuk assumiu, nesta quarta-feira (13), a Diretoria de Informação e Divulgação da Presidência da Casa. Razuk foi, por muito tempo, assessor de imprensa de Vilmar Rocha e do PSD.
Voto declarado
O presidente licenciado do PSDB de Goiás, o ex-governador José Eliton, postou em suas redes sociais uma mensagem de apoio a um dos pré-candidatos à Presidência da República do seu partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “O governador Eduardo Leite representa o caminho do equilíbrio, da reconciliação nacional, da harmonia, da política que integra a inclusão social e o desenvolvimento econômico.”
De longe
O presidente interino do partido, o ex-governador Marconi Perillo, ainda não se manifestou sobre as prévias tucanas.