Debate OAB-GO – Valentina Jungmann cita escândalo na ESA e Rafael Lara rebate: “Não existe”
Durante o primeiro bloco de perguntas entre os candidatos à presidência da OAB-GO, promovido pelo…
Durante o primeiro bloco de perguntas entre os candidatos à presidência da OAB-GO, promovido pelo Mais Goiás e pelo portal Rota Jurídica, a mediação do debate garantiu ao candidato Rafael Lara um direito de resposta. A fala foi concedida depois que a candidata Valentina Jungmann afirmou ter havido um “escândalo” na Escola Superior de Advocacia (ESA).
Durante a primeira pergunta, Valentina também criticou a atual gestão da escola, ressaltando que é preciso mais do que “certificados”.
“Mais do que números de certificados, vamos atuar para que o advogado(a) continue a sua formação”, disse a candidata. “[Precisamos] fazer convênios com instituições sérias, para evitar escândalo que tivemos na gestão do Dr. Rafael”.
Rafael Lara, candidato da situação, afirmou que não existe nenhum escândalo. “O que fizemos forma alguns cursos de pós-graduação da Faculdade Cambury. Inclusive, o conselheiro federal, Dr. Fernando de Paula, ajudou a intermediar”.
Lara ressaltou ainda que o “escândalo” citado por Valentina foi uma denúncia feita pela oposição em 2018 e que ela foi arquivada. Ele ressaltou ainda que a ESA de Goiás é exemplo para todo o país. “Tenho orgulho do que foi construído”, concluiu.
Debate
O Mais Goiás e o portal Rota Jurídica promovem o último debate entre os candidatos a presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). O encontro, transmitido pelos perfis do Mais Goiás e do Rota Jurídica no Instagram e no Youtube, contou com a participação de Pedro Paulo Guerra de Medeiros, Rafael Lara Martins, Rodolfo Otávio Mota e Valentina Jungmann.
Esta será a última vez que os candidatos estarão frente a frente antes do processo eleitoral, que acontecerá nesta sexta-feira (19). O debate será conduzido pelo jornalista Rubens Salomão e o formato será livre, de modo a garantir com que os candidatos consigam tratar de todos os temas que considerarem relevantes. O Mais Goiás vai publicar reportagens em tempo real e repercutir declarações após o confronto, que terá 1h30 de duração.
Assista o debate na íntegra aqui:
Eleições OAB-GO
O processo que escolherá o novo presidente da ordem teve início no dia 6 de outubro, com a abertura do prazo para o registro de chapas. Quatro delas se habilitaram para o processo: Muda OAB, encabeçada pelo candidato Pedro Paulo Guerra de Medeiros; Compromisso OAB, que lançou como candidato a presidente Rafael Lara Martins; Ordem Unida, Ordem Unida, representada por Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira; e OAB pata tod@s, encabeçada por Valentina Jungmann Cintra.
As eleições acontecerão entre as 9 e as 17 horas desta sexta (19), tanto em Goiânia como nas subseções. Na maioria das cidades, as eleições acontecerão com urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Ao todo, serão 127 urnas, sendo 60 da capital e, em algumas seções, em urnas convencionais. O eleitor pode consultar o seu local de votação no site da OAB-GO. Para realizar a sua pesquisa, clique aqui.
Para participar, o eleitor deverá apresentar seu documento de identificação oficial, com foto, ao mesário de sua seção. Serão aceitos: carteira de Identidade de Advogado, RG, CNH, CTPS, ou o Passaporte. A carteira profissional digital da OAB também será aceita. A votação é obrigatória para todos os advogados que estão em dia com a Ordem.
Após o fim do processo, a apuração será transmitida pelo canal da OAB-GO no Youtube.