ELEIÇÕES 2022

Delegado Waldir mantém candidatura ao Senado na chapa de Caiado

Waldir soliciou autorização ao TSE para "evitar problemas jurídicos" e mantém sua intenção de se candidatar ao Senado

Goiás Pesquisas/Mais Goiás: sem Marconi, Waldir leva vantagem ao Senado em Catalão (Foto: Câmara dos Deputados - Divulgação)

O deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) garante que sua candidatura ao Senado pode avançar na chapa do governador Ronaldo Caiado. O parlamentar se baseia em jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite que cada partido lance seu próprio candidato mesmo em coligação.

Waldir soliciou autorização ao TSE para “evitar problemas jurídicos” e mantém a intenção de se candidatar ao Senado, mesmo com acordo quase selado entre o União Brasil e o PSD em Goiás para que o ex-ministro Henrique Meirelles (PSD) seja o candidato “oficial” do governo estadual.

Decisão anterior pode ser confirmada pelo TSE

O deputado argumenta que, em 2014, quando Adib Jatene concorreu a governador no Pará, houve cinco candidatos ao Senado na chapa. Neste sentido, Waldir confia que terá decisão semelhante da que permitiu candidaturas deste tipo.

“O governador pode coligar na majoritária com 10 partidos. Assim, conforme a jurisprudência, cada partido pode ter um candidato ao Senado ou os partidos podem se unir apenas entre aqueles da mesma coligação ao Governo”, afirmou ao Mais Goiás.

Ele salienta que manteve conversa de mais de uma hora com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na semana passada, quando deixou clara sua intenção de seguir com a candidatura ao Senado. Waldir afirma que haverá diálogo para a construção das candidaturas.

Delegado Waldir trabalha para montar chapa de deputados

Waldir atua também para a construção de uma chapa forte de deputados federais e estaduais para o União Brasil.

Além disso, diz manter diálogo com presidentes de demais partidos próximos ao governo estadual para construir uma rede de candidaturas robusta para eleger a maior bancada possível nas duas casas.