ANÁLISE

Delegado Waldir participará de julgamento de Flordelis e Daniel Silveira

O deputado federal delegado Waldir (PSL) é o único goiano no Conselho de Ética e…

O deputado federal delegado Waldir (PSL) é o único goiano no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal. Apesar de ter votado contra a orientação do PSL e pela manutenção da prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ), ele afirma que não antecipará votos antes do processo. A decisão do colegiado pode cassar o mandato do congressista.

“Preciso ouvir as partes”, disse ao Mais Goiás tanto sobre o caso de Daniel Silveira quanto de Flordelis (PSD-RJ), acusada de participar da morte do marido Anderson de Carmo, em 2019. Ela foi afastada do cargo nesta terça (23) pela Justiça do Rio de Janeiro.

Questionado sobre a prisão, ele reforça que mantém o entendimento que o colega de sigla deve ficar preso. Já sobre os relatores de cada caso, ele diz que estes ainda não foram escolhidos.

Sobre Daniel, destaca-se, ele foi preso em flagrante a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no dia 16. Silveira é alvo de dois inquéritos na corte – um apura atos antidemocráticos e o outro, fake news. Moraes é relator de ambos os casos, e a ordem de prisão contra o deputado bolsonarista foi expedida na investigação sobre notícias falsas, após o parlamentar gravar um vídeo com ataques aos ministros do STF. Posteriormente, a prisão foi confirmada pela corte e endossada pela Câmara, por 364 votos a 130.

Comissão de Ética

Além de delegado Waldir, compõe a comissão de ética como titulares: Cacá Leão (PP-BA); Cezinha de Madureira (PSD-SP); Eduardo Costa (PTB-PA); Fábio Schiochet (PSL-SC); Hiran Gonçalves (PP-RR); Hugo Leal (PSD-RJ); Luiz Carlos (PSDB-AP); Luiz Carlos Mota (PL-SP); Márcio Marinho (Republicanos-BA); Mauro Lopes (MDB-MG); bem como Juscelino Filho (DEM-MA), como presidente.

E ainda: Dra. Vanda Milani (SD-AC); Flávio Nogueira (PDT-PI); Igor Timo (Podemos-MG); Márcio Jerry (PCdoB-MA); Célio Moura (PT-TO); Marcelo Freixo (PSOL-RJ); Paulo Guedes (PT-MG); e Tiago Mitraud (Novo-MG). Ainda há uma vaga em aberto. Na suplência há o mesmo número de parlamentares.

Leia também:

https://www.emaisgoias.com.br/constitucionalista-diz-que-prisao-de-daniel-silveira-nao-teve-respaldo/