Transporte

Deputada Lêda Borges comemora início de testes do VLT que ligará Brasília a Valparaíso 

Dois vagões devem iniciar operação sem passageiros no final de janeiro 

O início da fase de testes do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará Brasília a Valparaíso (GO), na Região Metropolitana, está previsto para a segunda quinzena de janeiro deste ano. Nesta etapa, serão dois vagões que farão viagens experimentais sem passageiros para avaliar a estabilidade, velocidade e segurança do transporte.

A ideia é que esta fase de avaliação dure por 30 dias. Inicialmente estão programadas duas viagens diárias para cada trem. Caso tenha aprovação inicial, o teste do transporte com passageiros começará no fim de fevereiro e irá durar cinco meses. Após este período, se aprovado pela população e governo do DF, haverá a consolidação do trecho e do transporte na região.

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) comemorou o início dos testes. De acordo com ela, este era um projeto pleiteado desde a época em que assumiu a prefeitura de Valparaíso, em 2009.

“O VLT será uma alternativa de mobilidade urbana para a região metropolitana. Vai utilizar a ferrovia que já existe para o transporte de cargas, portanto, necessita de poucos ajustes para ampliar sua utilização para passageiros”, disse à reportagem.

O transporte terá velocidade de aproximadamente 70 km/h e deverá auxiliar na melhoria do trânsito da região sul do DF. Atualmente, devido ao engarrafamento, os moradores gastam cerca de 1h30 no percurso que corresponde a 37 km. Com o transporte, a estimativa é que este trajeto seja feito de 30 a 40 minutos. O valor a ser cobrado pelas passagens ainda não definido.