Deputada propõe a criação da política estadual de diagnóstico e tratamento da escoliose
Projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa
Doença diagnosticada em 6 milhões de brasileiros, segundo números recentemente divulgados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, a escoliose pode passar a ter em Goiás uma política específica de diagnóstico e tratamento, com foco em crianças e adolescentes, caso seja aprovado o projeto de lei apresentado pela deputada estadual, Vivian Naves (PP), na Assembleia Legislativa.
A deputada afirma já recebeu apoio antecipado de vários colegas parlamentares. Segundo ela, a legislação, além de não trazer custo algum aos cofres públicos pode gerar economia, com diminuição da demanda de casos graves.
“A escoliose é uma doença grave, que gera deformidades sérias na coluna vertebral e em virtude das complicações que gera ao paciente tem trazido cada vez mais quadros cirúrgicos ao Sistema Único de Saúde – SUS, já que coloca até em risco o funcionamento de alguns órgãos. Com o tratamento precoce, a intervenção não invasiva já é suficiente em muitos os casos, poupando o paciente e os cofres públicos da cirurgia”, diz Vivian.